quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Devanagari

A escrita da fé Hindu

Mesmo que um descendente da Brahmi escreva Devanagari evoluiu para um escrito altamente cursiva. Muitas línguas da Índia, como o hindi e sânscrito, use Devanagari e muitos mais línguas na Índia usam variantes locais da escrita.

Escrituras hindus são escritos em Devanagari, fato ilustrado pela etimologia do nome. "Devanagari" é uma palavra composta de duas raízes: Deva significa "divindade", e nagari significa "cidade". Juntos, ela implica um script que é tanto religiosa, bem como urbana ou sofisticada.

Como você olhar para o alfabeto seguinte tenha em mente os seguintes símbolos especiais de transcrição. Eu mantive a transcrição fonética tradicionais de sânscrito / Devanagari, ao invés de usar IPA ou americano símbolos fonéticos. Note-se que, a fim de ver as letras especiais, você vai precisar de uma fonte Unicode em seu computador.

* ā, ī, ¾ são versão mais longa do / a /, / i / e / u /.
* ṛ ḷ são chamados de "líquidos silábica", e são como / r / e / l /, mas usadas como vogais. Mais uma vez, uma barra acima de cada um indica mais vogal.
* sou: nasalizadas / a /.
* Ah: é pronunciado com / a / primeiro, seguido por um sopro de ar.
* ṅ é realmente uma nasal velar, como o fim do Inglês palavra "sing".
* ñ é o mesmo que é em espanhol: uma nasal palatal.
* mil t dh ḍ versões retroflexa do / t th d dh /
* n é uma nasal retroflexa.
* Na verdade, com exceção de r / silábico / e / l /, qualquer consoante com um ponto baixo é retroflexo.
* h após uma consoante que aspira consoante. Então / th / é um / t /, com um sopro de ar.
* v às vezes é [w], como em "guerra", e às vezes mais perto de [v].
* ¶ s é "uma palatal, semelhante a / / sh na palavra Inglês 'shsão ".
* ṣ é como / s /, mas com a língua enrolada para trás como se pronunciar o / r /.

O seguinte é o alfabeto Devanagari básicos:

Clique para ampliar

Uma carta em Devanagari tem o padrão de vogal / a /. Para indicar a mesma consoante seguida de outra vogal, os cursos são adicionadas ao pé da letra, como no exemplo abaixo:
Além disso, alguns outros "sinais diacríticos" são usados no final de palavras. Para denotar a nasal [AM], um ponto é colocado sobre a letra, bem como o / am / carta. De forma similar, a escrever [ah], dois pontos são escritos à direita da letra, como a ah / / letra.

Quando uma consoante termina uma palavra, é necessário que a carta não tem a última vogal. Para fazer isso, uma linha diagonal, chamado Virama, é efectuada nos termos da letra. Cartas com o Virama são chamados halanta letras.

Para indicar apenas os encontros consonantais, as letras se fundem em uma variedade de formas, um processo chamado Samyoga (significando "jugo desigual" em sânscrito). Às vezes as letras individuais ainda podem ser discernidos, enquanto outras vezes a conjunção cria novas formas. A gama de possibilidades é bastante alto, e eu só vai dar breves exemplos para ilustrar o conceito.



Você quer saber mais?

http://sanskritdocuments.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário