sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Diplomata Israelense envia uma mensagem contundente ao mundo

Jerusalém (CNN) - Resolva seus problemas antes de palestrar sobre os nossos.

Procure mais informações sobre Liberman!

Essa foi a mensagem contundente do ministro combativo e polêmico de Israel aos estrangeiros, Avigdor Liberman.

Em comentários divulgados amplamente nos meios de comunicação israelenses nesta segunda-feira, Liberman disse ao chanceler espanhol, Miguel Angel Moratinos e ao ministro do Exterior francês, Bernard Kouchner, que os países europeus deveriam trabalhar sobre os conflitos em seus próprios quintais antes de aconselhar sobre como lidar com a disputa de décadas com vizinhos árabes.

"Eu espero que você, resolva os problemas na Europa antes de vir ensinar a resolver nosos conflitos. Depois de resolverem os conflitos no Cáucaso, em Chipre, na Transnístria (a disputada região da Ucrânia) ou a luta contínua entre a Sérvia eo Kosovo - então podem vir a nós e então eu estarei pronto para aceitar o seu conselho ".

"Em 1938, a Comunidade Europeia decidiu apaziguar (Adolf) Hitler, em vez de apoiar o seu aliado fiel Checoslováquia e sacrificou-lo sem receber nada em troca", Liberman disse a Moratinos e Bernard Kouchner, segundo relatos da mídia. "Eu estou dizendo a você:.. Nós não sereremos a versão 2010 da Tchecoslováquia Vamos defender os nossos interesses essenciais"

E para tornar as coisas claras como cristal para os diplomatas em visita, o ministro israelita dos Negócios Estrangeiros explicou algumas das falhas dos recentes esforços diplomáticos.

"Parece que a comunidade internacional está tentando esconder suas falhas para resolver os conflitos na Somália, Coréia do Norte, Afeganistão, Zimbábue, Sudão e em outros lugares, pressionando por um acordo israelense-palestino em um ano ..."

Liberman advertiu que a pressão por uma resolução rápida - apesar de ser a política declarada do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu - podem, "em vez de alcançar tranquilidade ... pode muito bem levar para o lado oposto - que poderia levar a uma grande explosão, como aconteceu em 2000 após a cúpula de Camp David entre o (ex) primeiro-ministro israelense Ehud Barak e (o líder palestino Yasser) Arafat. "

Um funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros reconheceu que Liberman disse algumas coisas "que precisava ser ouvida", mas caracterizou o encontro com os dois ministros europeus como sendo "muito bom", e negou as insinuações da imprensa israelense que as observações foram feitas em raiva.

Ele não usou as mais diplomáticas palavras para um chefe política externa, mas, Liberman não é conhecido por nuance retórica.

No mês passado, Liberman chocado diplomatas de todo o mundo - e os membros de seu próprio governo - com um discurso Nações Unidas no que ele chamou de um re-desenho das fronteiras, que coloque grande parte da população árabe de Israel em um futuro Estado palestino em troca de Israel manter os blocos de colonos.

No gabinete Netanyahu disse que os comentários do ministro das Relações Exteriores não refletem a política do governo israelense.

Liberman, que imigrou para Israel da União Soviética em 1978, é o líder de extrema-direita israelense Yisrael Beiteinu, um partido nacionalista que goza de um grande apoio da grande comunidade de Israel, da Rússia e é o membro de segunda maior importancia no governo de Netanyahu.

Liberman orgulha-se de um estilo simples de voz e de não aceitar algemas. Seja exigente cidadãos palestinos de Israel juramentos de lealdade ao Estado, vai cabeça a cabeça com as autoridades religiosas de Israel para fazer valer um maior grau de laicismo ou publicamente articulação política externa directamente em conflito com a de seu próprio primeiro-ministro, Liberman sempre marcharam com a batida de seu próprio baterista.

Sua bomba verbal, arremesso e linha-dura posições de política nacional há muito estabelecida acusações de racismo de seus mais ferozes críticos e aplausos de sua base de direita, mas seu desempenho como o principal diplomata do país é cada vez mais sob fogo cerrado.

Em um editorial de terça-feira, o jornal Haaretz liberal castigado Netanyahu para fazer política e permitindo Liberman contribuir para a diminuição reputação internacional de Israel.

"O comportamento falho de Liberman, que se repete, levanta suspeitas de que o líder do Yisrael Beiteinu transformou o serviços estrangeiros de Israel em um trampolim para fazer avançar a sua sorte na ala direita. Num momento em que o primeiro-ministro, ministros, embaixadores e até o presidente está a tentar explicar aos líderes de todo o mundo que Israel busca um acordo rápido com os palestinos, o ministro das Relações Exteriores não perca a oportunidade de apresentá-los como delirante. "

Um funcionário do escritório do primeiro-ministro, que pediu para não ser identificado devido à sensibilidade da relação com Liberman, salientou que todas as decisões de segurança nacional foram feitas por Netanyahu, e que os fenômenos de um ministro dos negócios estrangeiros defendendo uma política totalmente divergente estrangeiro foi " não é novo para a política israelense ". É a realidade da política de coalizão, disse o funcionário.

Embora as divergências entre ministros dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministros não são inéditas no mundo embaralhado de política de coalizão israelense, Liberman é um novo território, de acordo com Alon Liel, um antigo diplomata de carreira que serviu como o diretor-geral do Ministério das Relações Exteriores de Israel.

"Com Liberman, as coisas ficaram um absurdo", observa ele. "Não me lembro de um ministro dos negócios estrangeiros que voluntariamente se auto-exclui as conversações de paz.

"Nós nunca tivemos um ministro dos negócios estrangeiros a criticar e contradizer o primeiro-ministro em uma plataforma internacional, como a assembléia da ONU de forma brutal."

Liel diz que não havia esperança e uma expectativa de que, quando assumiu a posição de Liberman, ministro das Relações Exteriores, ele subiria acima da política partidária e se tornar um estadista de Israel. Segundo Liel, que nunca aconteceu.

"Ele se vê como um emissário do povo que o elegeu, e não como um enviado do governo israelense", disse ele.

O resultado, diz Liel, tem sido o crescente isolamento do ministério dos Negócios Estrangeiros israelita, um ministro dos negócios estrangeiros, cujas posições se tornaram "irrelevante", e uma deterioração da imagem de Israel internacionalmente.

Um funcionário do Ministério das Relações Exteriores se recusou a responder às críticas que não quer dizer que o ministro das Relações Exteriores é um defensor consistente de imagem de Israel e do interesse nacional no exterior.

Liberman não é bem-vindo em capitais de dois vizinhos mais importante de Israel - Egipto e Jordânia - e ele tem relações muito pouco com os Estados Unidos.

Um diplomata israelense atual, disse Liberman "desconsideração" para os diplomatas de carreira foi "muito aberta" e que um número crescente de pessoal de serviços estrangeiros estavam se tornando "desanimados e desmoralizados." A fonte, que não quis sua identidade revelada, disse que os problemas de gestão têm assolado o ministério para um número de anos, mas o "ressentimento" entre os funcionários classificação e arquivo, tinha crescido sob vigilância de Liberman.

Tanto quanto o desempenho de Liberman tem perturbado círculos diplomáticos aqui, há uma crença entre alguns que, sob o exterior intransigente é um político muito prático.

"É difícil dizer que ele está à esquerda de Netanyahu, mas ele é muito mais pragmática e oportunista que Netanyahu", diz Yossi Beilin, um antigo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros israelita e um dos arquitetos do processo de paz de Oslo, em 1990 .

"Até agora ele tem apoiado todas as decisões de Netanyahu - a solução de dois Estados e, em seguida o congelamento - eles aceitaram", disse ele, referindo-se ao partido de Liberman.

A aceitação dessas idéias, no entanto, não significa que o ministro das Relações Exteriores pensa que vai acontecer. Na prática e nos comentários do público, a atitude de Liberman para o conflito israelo-palestiniano é o que um observador descreveu como política de "negligência benigna".

Einat Wilf, um parlamentar do Trabalho e membro dos Negócios Estrangeiros do Knesset e comitê de defesa, disse que enquanto Liberman tem sido capaz de articular algumas "verdades difíceis", ele só pode ser eficaz quando ele tem a orelha do mundo "e" no que diz respeito ele foi um completo fracasso. "


Você quer saber mais?

http://edition.cnn.com/2010/WORLD/meast/10/14/israel.undiplomatic.diplomat/?iref=obinsite

Nenhum comentário:

Postar um comentário