sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Vitória da OTAN no Afeganistão é impossível.

O ex-líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev, advertiu que a vitória da Otan no Afeganistão é "impossível".

Gorbachev disse que os EUA não tinham alternativa senão a de retirar as suas forças se quisesse evitar um novo Vietnã.

Como líder soviético, retirou suas tropas do Afeganistão mais de 20 anos após uma guerra de 10 anos.

Ministro do Exterior britânico, William Hague, disse que as tropas não seriam retirados do país até o seu "muito difícil" o trabalho foi concluído.

Em uma entrevista com Moscou o correspondente da BBC Steve Rosenberg, Gorbachev elogiou o presidente Barack Obama por sua decisão de iniciar a retirada das tropas no próximo ano, mas disse que os EUA lutam para sair da situação.

"É impossível a vitória no Afeganistão. Obama é direito de retirar as tropas. Não importa o quão difícil será", disse Gorbachev

Existem ainda muitas pessoas em nossa sociedade que temem a democracia e preferem um regime totalitário "

Fim de citação Mikhail Gorbachev

Ele disse que antes de a União Soviética se retirou do Afeganistão, um acordo havia sido alcançado com o Irão, Índia, Paquistão e os EUA.

"Esperávamos a América iria respeitar o acordo a que chegámos que o Afeganistão deve ser um país neutro e democrático, que teria boas relações com seus vizinhos e com os EUA ea URSS.

"Os americanos sempre defenderam isso, mas ao mesmo tempo em que eram militantes de formação - os mesmos que hoje estão aterrorizando o Afeganistão e mais e mais do Paquistão", disse Gorbachev.

Devido a isso, seria mais difícil para os EUA a sair da situação.

"Mas qual é a alternativa - outro Vietnã envio de meio milhão de soldados que não iria trabalhar?".

O melhor que a Otan poderia esperar conseguir, ele disse, foi para ajudar o país voltar a seus pés e se reconstruir depois da guerra.

Entretanto, o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, confirmou que ele está falando sobre como a Moscou, os russos poderiam contribuir com a missão no Afeganistão.

Rasmussen disse que espera que decisões importantes em matéria de cooperação "em uma ampla gama de áreas" seriam feitas na cúpula da Otan-Rússia em Lisboa no próximo mês, mas acrescentou que as tropas russas não seriam enviados ao Afeganistão.

"Por razões históricas, não veremos botas russas no terreno no Afeganistão. Mas a Rússia pode contribuir de outras formas. Eles podem fornecer helicópteros, eles também podem realizar o treinamento das forças de segurança afegãs na Rússia, podemos cooperar na luta contra a droga , disse ele.

Em um comunicado da Casa dos Comuns, William Hague disse que a vida no Afeganistão tinha melhorado nos últimos anos, especialmente em educação e saúde.

No entanto, ele acrescentou: "Nós ainda não atingimos o nosso objetivo central, que é a nossa própria segurança nacional e é por isso que temos que continuar a trabalhar para isso, embora seja muito difícil.

"Então eu não vou afirmar a vocês que temos alcançado grandes áreas dos nossos objectivos. - O nosso objectivo central ainda não foram cumpridos e nós temos que continuar a trabalhar para isso"

Democracia "em apuros"

Em sua entrevista à BBC, o Sr. Gorbachev expressou também o receio sobre a forma como a situação política se desenvolvia na Rússia.

"Estou muito preocupado, estamos apenas a meio da estrada a partir de um regime totalitário para a democracia ea liberdade. E a batalha continua. Existem ainda muitas pessoas em nossa sociedade que temem a democracia e preferem um regime totalitário."

Ele disse que o partido governante, liderada pelo primeiro-ministro Vladimir Putin, "tem feito tudo o que pode afastar-se da democracia, para permanecer no poder".

Putin serviu dois mandatos como presidente, o limite de mandatos consecutivos, antes de se tornar primeiro-ministro em 2008.

Ele deu a entender que ele pode concorrer à presidência novamente ao atual mandato do Presidente Medvedev expira em 2012.


Você quer saber mais?

http://www.bbc.co.uk/news/world-south-asia-11633646

Nenhum comentário:

Postar um comentário