quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

PUCRS recebe acervo que retrata política gaúcha dos anos 40 aos 60

Revista Anauê, Abril de 1936

Na quinta-feira, 20 de maio de 2010, no salão nobre da Reitoria, a PUCRS recebeu o acervo do extinto Partido de Representação Popular (PRP). A doação foi feita pela Associação Cívico-Cultural Minuano, fundada na década de 1950 pelo Partido de Representação Popular (PRP) do Rio Grande do Sul, legenda relativamente pequena, mas que se impôs na política regional, participando de quase todos os governos estaduais posteriores a 1945 - por exemplo de Leonel Brizola e Ildo Meneghetti. O professor do curso de História da PUCRS René Gertz diz que o material destinado ao Delfos - Espaço de Documentação e Memória Cultural mostra a costura dessas alianças.

Além dos documentos do PRP, a Associação reuniu e preservou o acervo do período da Ação Integralista Brasileira (AIB), da década de 30, que antecedeu o partido, e informações de outros partidos, revistas, jornais e fotografias. Também constam mais de 25 entrevistas com importantes políticos do Estado, pertencentes aos mais diferentes partidos, num trabalho coordenado pela professora Núncia Constantino.

O acervo, guardado desde 1995 no Centro de Documentação sobre a AIB e o PRP, resultou em 47 trabalhos acadêmicos, principalmente de alunos de graduação, mestrado e doutorado da PUCRS. O diretor-presidente da Associação, Alberto Hoffmann, que foi deputado federal pelo PRP e presidente do Tribunal de Contas da União, ressaltou a parceria com a Universidade. "Salvamos um patrimônio político não só do nosso partido. Graças à PUCRS, tivemos orientação para montar um local de pesquisa". A ida do material para o Delfos, na Biblioteca Central Ir. José Otão, busca a preservação do material a longo prazo.

O Reitor, Joaquim Clotet, conduziu a cerimônia de doação, com a presença de professores, bolsistas, do diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Draiton de Souza, e dos coordenadores-geral do Delfos, Luiz Antonio de Assis Brasil, e executiva, Alice Moreira.

Segundo a secretaria do Espaço Delfos o acervo está em fase de organização.

Você quer saber mais?

http://www.pucrs.br/delfos/?p=not-26


Contato: gertz@pucrs.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário