quarta-feira, 16 de junho de 2010

GENOMA NEANDERTAL. REVELAÇÕES!!!!!

Genoma do Neandertal conta uma história humana




OSSOS QUE FORAM USADOS PARA PESQUISA DE DNA NEANDERTAL


06 MAIO DE 2010


DAVID CAMERON


HARVARD MEDICAL SCHOOL


A versão preliminar do genoma do Neanderthal, O nosso parente mais próximo evolutiva, revela em detalhes requintados como este membro do extinto há muito tempo da Homo gênero refere-se a seres humanos modernos.
O trabalho para o projeto foi realizado em duas fases. Na primeira fase, os cientistas do Instituto Max Planck em Leipzig, Alemanha extraído vale um genoma de DNA de ossos aproximadamente 40 mil anos de idade, provenientes de uma caverna em Croácia. Na segunda fase, um consórcio internacional que analisou os dados para estudar como os neandertais são relacionados geneticamente com os humanos modernos. A chave-análise conduzida por Harvard Medical School (HMS), professor adjunto da genética David ReichRevelou que os neandertais cruzaram com os ancestrais dos europeus modernos e asiáticos, mas não africanos.
"Os europeus e asiáticos do Leste hoje ter uma relação mais estreita com os neandertais que não africanos", diz Reich. "Um a quatro por cento dos genomas dos não-africanos traçar sua ascendência para Neanderthals. Europeus e asiáticos têm ambos o sinal, indicando que o fluxo gênico ocorreu, pelo menos, 45.000 anos atrás, antes de estas duas populações ancestrais separados. "
Estes resultados são publicados na edição de 06 de maio Ciência.


A PARTIR DE ANCESTRAIS. . .




COMPARAÇÃO ENTRE CRÂNIO DE UM NEANDERTAL E UM HUMANO


Neandertais, que foram extintos cerca de 30.000 anos atrás, por razões desconhecidas, e que divergiram de ancestrais dos humanos modernos 270,000-440,000 anos, têm sido um assunto de intensa especulação. Eles são os mais próximos da população no registro fóssil de humanos anatomicamente modernos, Mas eles são claramente distintas em termos de sua estrutura física.
Neanderthals tiveram maior faces do que nós, com mais caixas em forma de barril e membros mais curtos, e foram provavelmente mais adaptado ao clima mais frio. Seus cérebros, apesar de ser um pouco mais, possivelmente com menor lobos temporais, geralmente eram do mesmo tamanho que o nosso.
O registro fóssil mostra que os humanos modernos e neandertais se sobrepunham geograficamente para dezenas de milhares de anos na Europa e Ásia. A partir desta evidência molas a pergunta óbvia: será que as duas espécies se misturam e partilhar os seus genes?


. . . DE PRIMOS DISTANTES


Por mais de uma década, um grupo de pesquisadores liderados por Svante Pääbo no Instituto Max Planck foi tentar obter as seqüências do genoma do Neanderthal com amostras pílula do tamanho de pó extraído de fragmentos ósseos. Este tipo de trabalho é muitas vezes frustrada por contaminação da amostra (a maioria do DNA extraído em tais experiências acaba de vir de micróbios, ou de um técnico de laboratório infeliz). No entanto, os pesquisadores aumentaram a pureza de suas amostras, tirando partido dos avanços tecnológicos que tanto poderia detectar e filtrar a contaminação do material genético.
O resultado foi uma reconstrução dos pares mais de 4 bilhões de bases de DNA montado a partir de uma variedade de células. Esse total representa cerca de 60 por cento do genoma do Neanderthal.


Uma equipe internacional de geneticistas liderada por David Reich, em seguida, estudaram como os neandertais e humanos modernos estão relacionados ao comparar estes novos dados genômicos para cinco pessoas hoje em dia a partir de regiões distantes do mundo. Reich e seus colegas descobriram que cerca de 1-4 por cento dos genomas de todos os seres humanos não-Africano modernos são descendentes diretos do Neanderthal. Além do mais, esses grupos modernos, todos parecem igualmente relacionados com a sua "distantes" primos.
Uma explicação para essa distribuição uniforme genética é de que a mestiçagem ocorreu na entrada do migração do homem moderno para fora da África na parte superior Paleolítico, Cerca de 45 mil anos atrás. De pontos no Norte de África, isto é, os países modernos, como a Líbia e Egito, os seres humanos modernos dispersos por toda a Europa e na Ásia Oriental.


"Essa não é a única explicação, mas é a mais provável", diz Reich.
Tanto quanto os investigadores podem dizer, essa pequena porcentagem de DNA herdado é aleatório. Não há provas de que ele é associado com características específicas.
De acordo com o professor da Universidade de Harvard da biologia evolutiva humana Daniel Lieberman, Que não estava envolvido com o estudo, não devemos ser extremamente surpreso com a evidência de cruzamento. "Eu não acho que isso de forma alguma diminui a prova de que os neandertais e humanos modernos eram realmente espécies distintas. Espécies estreitamente relacionadas, muitas vezes se cruzam de forma limitada. "


Claramente, os dados são um tesouro para futuros estudos. "Há uma tremenda quantidade de informação ainda não explorada neste genoma", diz Reich, "e nós vamos passar muitas décadas mais aproximar-se o que isso significa."


VOCÊ QUER SABER MAIS?


Green, R., A-S. Malaspinas, J. Krause, A. Briggs, et al. (2008). A complete Neandertal mitochondrial genome sequence determined by high-throughput sequencing, Cell, 134, 416-426.


Krings, M., H. Geisert, R.W. Schmitz, H. Krainitzki, & S. Pääbo. (1999). DNA sequence of the mitochondrial hypervariable region II from the Neandertal type specimen, Proc. Nat. Acad. Sci. USA, 96, 5581-5585.


Krings, M., A. Stone, R.W. Schmitz, H. Krainitzki, M. Stoneking, & S. Pääbo. (1997). Neandertal DNA sequences and the origin of modern humans, Cell, 90, 19-30.


Risch, N., E. Burchard, E. Ziv, & H. Tang. (2002). Categorization of humans in biomedical research: genes, race and disease, Genome Biol, 3, 1-12.


http://www.talkorigins.org/faqs/homs/mtDNA.html

http://www.harvardscience.harvard.edu/culture-society/topics/anthropology

http://hos.princeton.edu/

http://www.princeton.edu/history