quinta-feira, 2 de setembro de 2010

AS ESCAVAÇÕES DO PROJETO AMORIUM.

AMORIUM UMA JÓIA ARQUEOLÓGICA.


Trataremos as questões referentes as Escavações da cidade bizantina de Amorium , localizado na aldeia de Hisarköy , perto da cidade de Emirdag , Afyonkarahisar , na Turquia. Aqui você vai encontrar o acesso às fotografias , publicações e informações sobre a cidade , a investigação arqueológica , e os arqueólogos .
Amorium é o mais longa das escavações britânicas já em curso na Turquia. O trabalho em Amorium começou em 1987 sob a direção do falecido professor Martin R. Harrison , da Universidade de Oxford. Houve épocas de campo todos os anos desde então ( com excepção de 1999) , perfazendo um total de 22 anos até a data. A equipe de arqueólogos , pesquisadores, curadores e estudantes que trabalha na Amorium é internacional. Nos últimos anos, por exemplo, somaram 40 membros da equipe de 10 países diferentes , e todos eles participaram de um programa único e integrado de trabalho.
O projeto agradece à Direção-Geral de Patrimônio Cultural e Museus do Ministério da Cultura e Turismo , em Ancara, por seu contínuo apoio e aprovação.




Vista aérea da metade oriental da Cidade Baixa. Area da Igreja


Visitando Amorium


Amorium é relativamente fácil de encontrar, ha vários sinais de trânsito para o novo sitio , tendo sido colocados durante o verão de 2007, com a ajuda do Governador da Província , o Sr. Haluk imga , eo Governador do Distrito , o Sr. Gürsoy Osman Bilgin . É cerca de 12 km Emirdag na estrada que conduz à Davulga e Yunak . Depois de deixar Emirdag rumo ao leste , primeiro vem a Emirdag by-pass que serve o tráfego pesado entre Eskişehir e Konya. De lá, a primeira aldeia ao longo da estrada é Suvermez , onde se pode ver um número de pedras antigas construídas em paredes e edifícios - todo este material vem provavelmente de Amorium . Em Suvermez há um entroncamento rodoviário , na qual deve-se levar o rumo à direita , levando para Davulga . Depois de outros 6 km de uma paisagem ondulante chega à pequena aldeia de Hisarköy . A mesquita da aldeia está localizada à direita da estrada , o monte da cidade alta paira sobre a vila à esquerda. À chegada, é recomendado que você faça sua presença conhecida - os moradores se reúnem frequentemente perto da mesquita . Amorium é um local arqueológico protegido com um sitio oficial. Pergunte aos moradores para ajudar a encontrar o guarda (bekçi). Ele será capaz de lhe fornecer informações , instruções e até mesmo dar-lhe uma visita guiada.




A aldeia de Hisarköy é pequena e forma uma comunidade solidária tradicional. Os membros da equipe devem observar e respeitar os costumes locais e as sensibilidades ( ou seja, sem shorts ou pouca roupa e comportamento " liberal ocidental no local ou na casa deve ser evitado ). Os moradores são muito amigáveis, hospitaleiras , e honestos , e eles fazem todos os esforços para nos fazer bem-vindos e confortáveis. Lazer e entretenimento na cidade , no entanto, são extremamente limitados. No verão Emirdag é embalado com os turcos , que agora trabalham na Europa , sobretudo na Bélgica. Isso faz com que o lugar desagradavelmente lotado e barulhento. A hospitalidade do Kaymakamı Emirdag , o Belediyesi Emirdag , e vários particulares, é mais apreciado.


Por favor, tome o cuidado de observar as seguintes regras :


• Não entrar nas áreas de escavação. Isto é para sua própria segurança e para as estruturas escavadas. É perigoso ficar de pé em qualquer uma das antigas muralhas e edifícios.

• Não remova os objetos , ainda mesmo que pequena ou fragmentada , a partir do sitio. Esta atividade constitui uma ofensa criminal.
• A local de escavação está fora dos limites em todos os momentos . Os visitantes são apenas admitidos se tiverem feito um encontro prévio com o diretor da escavação.
• Por favor, respeitem a privacidade dos moradores e suas casas.
• Não deixe nenhum lixo ou entulho no local ou na aldeia. Não há serviço de coleta de lixo organizada .


Os visitantes de Amorium comparam muitas vezes, incorretamente, associação com a palavra latina para o amor. Na verdade , o nome provavelmente deriva de uma forma da antiga raiz indo-européia Ma , que significa « mãe ». Sugere-se que desde os primeiros tempos que o sitio foi associada ao culto da deusa-mãe Anatolian.
No primeiro século a C Amorium já havia desenvolvido em uma cidade de pleno direito , pois sabemos que começou a cunhar sua própria moeda desde então. Sob os romanos , prosperou e, presumivelmente, veio a ser dotado com a habitual gama de prédios públicos. Mas Amorium não aparece nos registros históricos da Antiguidade , exceto por uma menção muito breve em Geografia de Estrabão, exceto que agora há uma nova inscrição helenístico encontrado em 2003 na cidade vizinha de Pessinunte que se refere a Amorium . Pouco sobrevive da arqueologia da cidade dostempos helenísticos e romanos.


O Projeto de Escavação Amorium tem sido dirigida principalmente para revelar a natureza de Amorium pós-clássico , ou seja, a cidade medieval do Império Bizantino , quando de acordo com uma fonte árabe era a maior cidade e mais importante na Anatólia.
Amorium e um fosso entre o mundo clássico e a alta idade média, entre o mundo cristão da antiguidade tardia e o mundo muçulmano dos seleúcidas e otomanos, e entre os romanos e as numerosas cidades modernas turca da Anatólia. As escavações em Amorium procuram revelar a natureza de continuidade urbana Cristã na Anatólia durante a Idade Média e o período médio bizantino, isto é, entre meados do século VII e no final do século XI dC. A este respeito Amorium proporciona uma oportunidade única de investigar uma pouco conhecida e pouco documentada período da história .




Plano topográfico local (por S. Aydal )


A Cidade Alta


As melhores vistas do grande monte e impressionante homem, ou dizer pode ser obtido da crista das colinas a leste da estrada para Davulga . A partir deste ponto de vista da Cidade Alta parece dominar todo o sitio, mas quando visto a partir do setor sul da Cidade Baixa a sua verdadeira posição , encontrando-se em ocos entre dois córregos e ladeada por terrenos mais altos, é mais aparente. Na verdade, como se aproxima do sitio de Emirdag , a Cidade Alta é completamente escondidas da visão , até entrar na vila moderna, e assim a maioria dos visitantes de primeira viagem são pegos de surpresa quando o canto sudoeste do monte , de repente vem na vista .




Vista da Cidade Alta a partir do topo do minarete da mesquita da aldeia


Em tempos bizantinos da Cidade Alta foi completamente cercada por uma muralha , cujos traços são visíveis ao redor da borda da colina. O muro do circuito foi reforçada por uma série de projetar torres quadradas , e não parecem ter sido diversas portas . Nos cantos do nordeste e sudoeste do monte do Alto de parede da cidade junta-se com o circuito das fortificações ao redor da Cidade Baixa . O monte foi objeto de um estudo intensivo durante o anos de 1989 e 1990 por meio de estações de campo. Isto imediatamente produziu alguns resultados inesperados, como por exemplo, revelou que o local não tinha sido totalmente abandonada quando a cidade bizantina de Amorium deixou de existir no final do século XI, como os estudiosos já tinha assumido. Na superfície encontra-se claramente indicada a presença turca, e os contornos de alguns edifícios também foram reconhecidos como os restos de uma ocupação Selêucida substancial. No canto sudoeste da Cidade Alta um pequeno recinto foi tentativamente identificada como um forte Seêucida, talvez a origem do nome do local Hisarcik turco (que significa "pequeno forte"), enquanto o trecho sobrevivente da parede de alvenaria abaixo do nordeste indica que a parede do monte é diferente de qualquer uma das paredes da fortificação Bizantina escavadas em Amorium e assim , provavelmente, também pertence ao período turco.
A superfície ondulada da Cidade Alta indica a presença de inúmeras estruturas quadradas e retangulares , que as escavações têm demonstrado que pertencem em seus estágios finais para o período otomano. Os cursos inferiores das paredes destes edifícios compreendem blocos de alvenaria de grandes dimensões ( spolia ) da cidade antiga. Muitas lápides romanas que eram trazidos da extensa cemitérios antigos e usados para a construção de novo pelos bizantinos . Várias dessas pedras são espalhadas em todo o monte , enquanto outros ainda são visíveis as fortificações construídas em torno de sua borda bizantino . Finalmente, o contorno da igreja podem ser traçadas na superfície perto da borda oriental do monte. Este edifício ainda não foi investigada pela equipe de escavação , apesar de um levantamento geofísico foi realizado em 2001 pelo Dr. Ali Kaya. O poço grande na extremidade norte - oriental da igreja testemunha de algumas das pedras roubadas e atividades de caça ao tesouro que flagelaram Amorium antes de se tornar um local protegido arqueológicos.
Duas trincheiras foram abertas na Cidade Alta , um no lado sul (marcado como n º 3 sobre o plano do sitio acima), e outro no extremo norte e inclinação (marcado como n º s 07/05 ). Estes produziram evidências para Otomano, Selêucida e ocupação bizantina meio. Em 1995 Trench TT encontrou no sitio pequeno forno datado do século X ou XI, provavelmente o único exemplo registrado de um centro de produção cerâmica local Bizantina até agora escavados na Anatólia.




Selo de chumbo Nicéforo Melisseno : Verso com a imagem da Virgem com o Menino , ca. 1065-1075.


A Cidade Baixa


A Cidade Baixa também foi cercada por uma muralha maciça, cujo traçado ainda pode ser rastreada sua execução em todo o sitio. Apenas uma pequena parcela dessas defesas foi escavada , revelando não apenas uma parte da parede de cortina , mas também um dos portões da cidade e uma grande torre triangular ( marcado como n º 1 sobre o plano de site acima). Outras portas e torres de existir presumivelmente em intervalos ao redor do circuito , mas estes , actualmente, só pode ser adivinhado . O comprimento do circuito das paredes levanta questões sobre como e por quem eles eram tripulados - as tropas imperiais , os soldados do exército da província, ou milícia recrutada dos habitantes da cidade. Mas quem tripulada as fortificações, seria necessário uma força considerável para defendê-los de forma eficaz contra o ataque . O futuro imperador Leão III se diz ter colocado uma guarnição de apenas 800 homens em Amorium em AD 716, e no entanto isso parece totalmente inadequada para proteger o conjunto da Cidade Baixa , em face de um ataque concertado árabe.




Manuscrito bizantino do século XIII com a cena que descreve o cerco de Amorium em 838dC.


Como resultado, tem-se argumentado que no início do século 8 as paredes Cidade Baixa já tinha sido abandonada e que só a Cidade Alta foi fortificada . Esta teoria , entretanto, contraria a maior parte da evidência arqueológica . O tamanho da população civil , que havia em Amorium no momento do cerco , em 838 dC , não era pequeno, pois a fortaleza foi claramente defendida por uma força considerável, que inclui não só as tropas do tema Anatolikon , sob o comando do seu general, Aécio , mas também de três das quatro divisões do exército imperial de campo . Por conseguinte, pode -se supor que essas tropas eram suficientemente numerosos para ter devidamente equipado o circuito das muralhas da Cidade Baixa .




Vista da área central da Cidade Baixa do monte Cidade Alta.


Dentro das muralhas da Cidade Baixa pode ser dividido em três áreas distintas : - ( a) da vila moderna , (b) um certo número de campos que ainda são cultivadas nos setores leste e sudeste , e ( c) um trecho de grande de terra aberta em execução em toda a parte sul do local da estrada Davulga para a borda do desfiladeiro a suldoeste. Uma área semelhante utilizada apenas para pastagem está localizada a nordeste da Cidade Baixa na area da Igreja , perto do centro de todo o sitio. Estas áreas desabitadas revelam inúmeros vestígios de edifícios e ruas, a existência de vários grandes edifícios públicos também pode ser postulada a partir das linhas das muralhas e fragmentos de alvenaria que são visíveis na superfície. Assim, por exemplo, foi possível identificar alguns trechos que permanecem perto da estrada moderna através da aldeia como as pertencentes a uma igreja muito antes da escavação da estrutura que começou em 1990. Outra característica importante do sitio é o número de poços que estão espalhadas por toda a área dentro das muralhas da Cidade Baixa . Estes poços agora suprem todas as necessidades de água dos moradores e da equipe de escavação, mas, provavelmente, sua existência remonta ao início dos tempos medievais. Embora nos tempos romanos Amorium pode ter sido equipado com um aqueduto que abastecia de água corrente para banhos públicos, os habitantes bizantinos precisavam de uma fonte mais segura de água, especialmente durante os tempos conturbados das invasões árabes. Foi uma sorte para eles, que um amplo suprimento de água estava logo abaixo de seus pés , na verdade, este pode muito bem ser uma das razões da existência da cidade na Idade das Trevas do Império Bizantino .




Alguns jarros de um conjunto de cerâmica quebrada encontrada por trás dos muros da Cidade Baixa em 1998.


CRONOLOGIA
333 aC Marcha de Alexandre, o Grande , do outro lado da Anatólia.
133 aC Amorium incorporada à província romana da Ásia. 133-27 aC.

27 BC AD- Reinado do imperador Augusto: a primeira referência literária de Amorium.
211-217 Começa a ser cunhada as primeiras moedas em Amorium

330 Fundação de Constantinopla como a capital do Império Romano
431 Ablabios , Bispo de Amorium , frequenta o terceiro Concílio Ecumênico em Éfeso
451 Mistérios , Bispo de Amoirum , atende o Quarto Concílio Ecumênico em Calcedônia
ca. 480 Construção de fortificações Amorium sob o imperador Zeno (?)
ca. 600 São Teodoro visita Amorium
641 Primeira invasão árabe da Anatólia
644 Primeiro registro de ataque árabe em Amorium
668 Amorium capturada pelos árabes, mas logo retomada pelos Bizantinos
691 Theodoros , Bispo de Amorium , atende o Sexto Concílio Ecumênico de Constantinopla
716 ataque árabe em Amorium frustrado por Leão III , o Isaurian (imperador , AD 717-741 )
741/42 O imperador Constantino V refugia-se no Amorium durante a revolta de Artavasdos
787 Teodósio , bispo de Amorium , frequenta o sétimo Concílio Ecumênico de Nicéia
796 Árabes avançar para Amorium mas retiram-se sem sucesso
820-829 Miguel II, fundador da dinastia dos imperadores Amorium
829-842 Reinado de Teófilo, filho de Miguel II
838 01-12 agosto : cerco de Amorium pelo califa al- Mu'tassim
842-867 III reinado de Miguel, filho de Teófilo
843 Restabelecimento do ícone de veneração
845 A execução dos Quarenta e dois mártires de Amorium em Samarra
859 Teófilo, bispo Amorium, participa na embaixada Patriarca Fócio 'para o Papa Nicolau I em Roma
931 Amorium atacado pelo Emir de Tarso
978 Batalha de Pankaleia perto Amorium
1068 Primeira incursão turca em Anatólia central
1071 Alp Arslan vitória na Batalha de Manzikert
1097 A Primeira Cruzada atravessa Anatólia central
1110 Konya estabelecida como a capital do Sultanato de Rum Selêucida.
1116 Amorium comprovada como estando sob controle Seljuk
1516 Menção de arquivos Hisarcik ( Amorium ) em otomano
1836 20 de Setembro: visita de William Hamilton para Amorium
1.892 Criação da vila moderna de Hisarköy
1987 levantamento preliminar realizado no sitio pelo Professor RM Harrison da Universidade de Oxford
1988 Início das escavações em Amorium


VOCÊ QUER SABER MAIS?


http://www.amoriumexcavations.org/publications/AM%20Reports%201%20Contents.pdf


http://www.amoriumexcavations.org/publications/AM%20Reports%202%20Contents.pdf


http://www.amoriumexcavations.org/Ivison%20MILLENNIUM%20DA%20AMORIUM.pdf


• M.A.V. Gill ( com contribuições de CS Lightfoot, Ivison EA, e Wypyski MT), Relatórios Amorium , Localiza I: The Glass (1987-1997). BAR International Series 1070, Oxford 2002.
• C. S. Lightfoot (ed.), Amorium Relatórios II Papers: Investigação e Estudos Técnicos. BAR International Series 1170, Oxford 2003.
• C. Lightfoot , Amorium . Um Breve Guia para um romano tardio e Cidade bizantino na Anatólia CentralIstambul, de 1994 ( em Inglês e Turco).
• Lightfoot C. e M., A Cidade bizantino na Anatólia : Amorium , um Guia de ArqueologiaDe 2007 em Istambul.
• Lightfoot C. e M., Bizans Bir Anadolu'da Kenti : AmoriumDe 2007 em Istambul.
• C. S. Lightfoot e E.A. Ivison (eds.), Amorium Relatórios III: Localiza Relatórios e Estudos Técnicos, próximo.
• W. J. Hamilton , Pesquisas na Ásia Menor, Ponto e da Arménia, Vol. I, Londres 1842.
• B. Bohlendorf - Arslan, "Die Beziehungen byzantinischer zwischen und Keramik emiratszeitlicher ", em Anadolu Ortaçağ . Dr. Aynur Durukan'a Armagan, Ankara 2002, 135-56 , esp. 145-7 e 151-2 nos. 15, 17-19, figs. 6-9.
• Bohlendorf B. Arslan , Die glasierte Byzantinische aus der Keramik Türkei, 3 vols. , esp Istanbul 2004 . 220-5 , 424-5 nos. 391-446 , e pls. 104-110 .
• B. Bohlendorf - Arslan, " Olaria estratificada bizantina do muro da cidade no setor sudoeste do Amorium ", em B. Bohlendorf - Arslan , AO Uysal , e J. Witte - Orr (eds.), Canak . Olaria Late Antique e Medieval e azulejos em contextos arqueológicos do Mediterrâneo . Anais do I Simpósio Internacional sobre a Antiguidade tardia , bizantina, seljúcidas e otomanos e telhas de cerâmica em contextos arqueológicos ( Çanakkale , 1-3 Junho de 2005), Bizas 7, Istanbul 2007, 273-94 .
• B. Bohlendorf - Arslan, "Die aus mittelbyzantinische Keramik Amorium ", em F. Daim e Drauschke J. ( eds.), Byzanz - im Mittelalter das Römerreich , Teil 2,1 Schauplätze , Monographien des Zentralmuseums Germanischen Römisch- 84 / 2 , 1, Mainz 2010, 345-71 .
• H. Buchwald, " Retrofit - Hallmark da arquitetura bizantina ? "em Estilo, forma e significado na arquitetura da Igreja bizantina, VIII, Aldershot 1999, 17/09 , 21 .
• M.G. Drahor , "Aplicação do Método Self- potencial de Prospecção Arqueológica : Algumas Histórias de Casos ", Prospecção arqueológica 11 ( 2004), 77-105 , esp. 90, 92-7 , figs. 11-15.
• Th . Drew -Bear e T. Lochmann ", Grabreliefs Amorion aus , Orkistos und der antiken Siedlung von zeugen Bağlıca verlorengegangener Grabbauten " Arkeoloji Dergisi ( Ege Üniversitesi , İzmir ) 4 (1996), 109-34 .
• M. Harrison ( ed. W. Young), Montanha e Planície . Da Costa Lycian ao Planalto frígio no romano tardio e Período Bizantino Early, Ann Arbor 2001, 65-75.
• E.A. Ivison , Renovação Urbana e Revival imperial em Bizâncio (730-1025) ", ByzF 26 ( 2000) , esp. 13-18, 27.
• E.A. Ivison "Amorium bizantino na Idade das Trevas (Séculos VII- IX ), "em J. Henning ( ed.), Post -romana Cidades , do Comércio e liquidação na Europa e Bizâncio. Vol. 2: Bizâncio, Pliska, e os Balcãs, Millennium - Studien / Millennium Estudos / Studien zu Kultur und Geschichte des ersten Jahrtausends n. Chr . / Estudos da Cultura e da História do primeiro milênio da era 02/05 , Berlin 2007, 25-60 .
• E.A. Ivison , Escultores " Oriente bizantino no Trabalho : Evidência da Igreja na Cidade Baixa Amorium ", no cap. e V. Pennas e Vanderheyde C. (eds.), La Bizantino escultura ( siècles VIIe - XIIe ). Actes du Colloque Internacional Organisé par l' Ecole Française d' Athènes et l' Ephorie bizantino des Cyclades - Golfe Saronique ( 60-10 septembre 2000) , suplemento au Boletim de Correspondance Hellénique , Paris 2008, 487-512 .
• E.A. Ivison , " Kirche und Leben im religiöses byzantinischen Amorium ", em F. Daim e Drauschke J. ( eds.), Byzanz - im Mittelalter das Römerreich , Teil 2,1 Schauplätze , Monographien des Zentralmuseums Germanischen Römisch- 84 / 2 , 1, Mainz 2010, 309-43 .
• W.E. Kaegi , " A Primeira Expedição contra árabes Amorium " Bizantino e moderno Estudos grego 3 ( 1977), 19-22.
• C. Katsari , "O Desenvolvimento de identidades políticas na Frígia romana do século II aC ao século III dC : O Caso de Amorium " Annali 52 ( 2006), 87-117 .
• R. Kearsley, " Asiarchs, Archiereis Archiereiai e da Ásia: Nova prova de Amorium na Frígia " Epigraphica anatolica 16 ( 1990), 69-80 .
• O. Koçyiğit ", terracota Espaçadores do Balneário de Amorium " Estudos Anatolian 56 ( 2006), 113-25.
• O. Koçyiğit , " O Papel do Terracotta Espaçadores no sistema de aquecimento do balneário Amorium ", em B. Bohlendorf - Arslan, Osman Uysal A. e J. Witte - Orr (eds.), Canak . Olaria Late Antique e Medieval e azulejos em contextos arqueológicos do Mediterrâneo . Anais do I Simpósio Internacional sobre a Antiguidade tardia , bizantina, seljúcidas e otomanos e telhas de cerâmica em contextos arqueológicos ( Çanakkale , 1-3 Junho de 2005), Bizas 7, Istanbul 2007, 309-18 .
• O. Koçyiğit ", Amorium Bizans Hamamı'nın Erken Devri Hamamlarıyla Karşılaştırılması Islã ", em H. Karpuz e Eravşar O. ( orgs.), Uluslararası Türk Sanatı ve Sempozyumu Arkeolojisi , Dr. Rüçhan Arik, Dr. Oluş Arık'a Armagan, Konya 2007, 453-63 .
• O. Koçyiğit e C. Lightfoot, " Sarap Felaket ve " Aktuel Arkeoloji 11 ( Abril, 2009), 42-3 .
• Koçyiğit O., "A Spacer Terracotta Pin - Prova de Termas romanas de Amorium " AnatSt 60 ( 2010).
• C. S. Lightfoot, " Ducas e Amorium , uma nota " Jahrbuch der Österreichischen Byzantinistik 46 ( 1996), 337-40.
• CS Lightfoot , "o público interno e Arquitetura da Capital temáticas, as evidências arqueológicas de Amorium ", em Bizantino na Ásia Menor ( cento 6 - 12 )., Atenas 1998 ( Fundação Nacional de Pesquisa Helénica , do Instituto de Pesquisa bizantino Simpósio Internacional 6), 303-20 .
• Lightfoot CS ", Hisarcık'ın Amorium - Selçuklu Dönemlerine Osmanli ve ait Yerleşim ve Arkeolojisi " Ege Üniversitesi Sanat tarihi Dergisi 9 ( 1998), 75-84.
• Lightfoot CS, " A Sobrevivência das Cidades bizantino na Anatólia , o processo de Amorium " Byzantion 68, Fasc. 1 ( 1998), 56-71 .
• Lightfoot CS, Amorium " e da Região Afyon na época bizantina ", na R. Matthews ( ed.), Anatolia antigo. Trabalho cinqüenta anos pelo British Institute of Archaeology em Ancara, Londres, 1998, 301-14 .
• C. S. Lightfoot "Bizans Afyonkarahisar Döneminde", Em I. Küçükkurt et al. (Eds.), Afyonkarahisar Kütüğü Vol. 1 ( Afyon Kocatepe Üniversitesi Yayını 35) , Ankara 2001, 113-124 .
• Lightfoot CS, Amorium ": A História e Arqueologia de uma cidade antiga no período turco, "em A. Aktas - Yasa (ed.), Uluslararası Dördüncü Türk Kültürü Kongresi (4-7 Novembro de 1997, Ankara ), vol. 2 ( Atatürk Kultur Merkezi Yayını 229) , Ankara 2000, 79-89.
• CS Lightfoot, " Anatolia bizantina : a reavaliação da prova numismática " Revue Numismatique 158 (2002) , 229-39 .
• C. Lightfoot , " Amorium'daki Sikke Buluntuları : Anadolu'da Bizans Para Ekonomisi sorvete Yeni Kanıtlar " Türk Arkeoloji ve Etnografya Dergisi 3 ( 2003), 23-8.
• C. S. Lightfoot, "Glass encontra em Amorium " Dumbarton Oaks Papers 59 ( 2005), 173-81 .
• C. S. Lightfoot "Comércio e Indústria Bizantino na Anatólia - A Prova de Amorium " Dumbarton Oaks Papers 61 ( 2007), 269-86 .
• CS Lightfoot, " Escavações em Amorium : Resultados dos últimos dez anos (1998-2008) ", em T. Vorderstrasse e Roodenberg J. ( eds.), Arqueologia da Paisagem na Anatólia Medieval, PIHANS 113, 2009 Leiden, 139-153.
• CS Lightfoot, " um importante grupo de 7 Late -Century Moedas de Amorium ", em O. Tekin (ed.), História Antiga , Numismática e Epigrafia no mundo mediterrâneo . Estudos em Memória de Clemens E. Bosch e Atlan Sabahat e em Honra de Baydur Nezahat, 2009 Istanbul, 223-6 .
• C. Lightfoot , " Ortaçağ'da Aydınlatma Teknikleri ve Amorium'da Ele Geçen Buluntular ", em AO Uysal , A. Yavas , M. Dundar e Koçyiğit O. (eds.), XII. Ortaçağ - Türk Dönemi Kazıları ve Sanat Sempozyumu tarihi , 15-17 Ekim 2008 Çanakkale, Izmir 2010, 41-9.
• C. S. Lightfoot, "business as usual ? A evidência arqueológica para a Empresa Comercial bizantino em Amorium no Sétimo séculos XI " DOP.
• CS Lightfoot, "Die Stadt Byzantinische Amorium : Jahre der Grabungsergebnisse 1988 bis 2008 ", em F. Daim e Drauschke J. ( eds.), Byzanz - im Mittelalter das Römerreich , Teil 2,1 Schauplätze , Monographien des Zentralmuseums Germanischen Römisch- 84 / 2 , 1, Mainz 2010, 293-307.
• M. Lightfoot , " Afyon Arkeoloji Müzesi ve Bulunan Kazılarında Amorium Bizans Tokaları Kemer " Türk Arkeoloji ve Etnografya Dergisi 3 ( 2003), 119-34 .
• P. Linscheid , "Middle Têxteis bizantino de escavações em Amorium , Turquia, "em A. e de Moor Fluck C. ( eds.), Métodos de datação têxteis antigos do primeiro milênio AD do Egito e países vizinhos . Anais do 4 º Encontro do Grupo Têxtil do estudo 'do Vale do Nilo , Antuérpia,» 16-17 abril 2005, Tielt 2007, 88-96.
• Y. Mergen , " Ortaçağ Kenti Amorium'da açığa çıkarılan bir Konut Kompleksi ve Bazi Kap Formları ", em B. Karamağaralı e Alpaslan S. ( eds.), V. Ortaçağ ve Türk Dönemi Kazi ve Sempozyumu Araştırmaları, 19-20 Nisan 2001, Ankara 2001, 325-36 .
• EM Schoolman ", Kreuze Darstellungen kreuzförmige und in der Alltagskultur von Amorium ", em F. Daim e Drauschke J. ( eds.), Byzanz - im Mittelalter das Römerreich , Teil 2,1 Schauplätze , Monographien des Zentralmuseums Germanischen Römisch- 84 / 2 , 1, Mainz 2010, 373-86 .
• J. Witte, " Freizeitbeschäftigung em Amorium : Spiele morrer ", em F. Daim e Drauschke J. ( eds.), Byzanz - im Mittelalter das Römerreich , Teil 2,1 Schauplätze , Monographien des Zentralmuseums Germanischen Römisch- 84 / 2 , 1, Mainz 2010, 387-94 .
• J. Witte - Orr, " tijolos e telhas da Torre Triangular em Amorium ", em B. Bohlendorf - Arslan, Osman Uysal A. e J. Witte - Orr ( orgs.), Canak . Olaria Late Antique e Medieval e azulejos em contextos arqueológicos do Mediterrâneo . Anais do I Simpósio Internacional sobre a Antiguidade tardia , bizantina, seljúcidas e otomanos e telhas de cerâmica em contextos arqueológicos ( Çanakkale , 1-3 Junho de 2005), Bizas 7, Istanbul 2007, 295-308 .
• M.T. Wypyski , "Technical Analysis of Glass Mosaic Tesserae de Amorium " DOP 59 ( 2005), 183-92 .
• Yaman H., "Porta para o Outro Mundo : Doorstones frígio em Amorium ", em O. Özbek (ed.), Funeral Rites , rituais e cerimônias da pré-história à AntigüidadeDe 2008 em Istambul.
• Yaman H., " 2007-2008 Amorium Kazılarında Bulunan Bir Grup Sikke ", em AO Uysal , A. Yavas , M. Dundar e Koçyiğit O. (eds.), XII. Ortaçağ - Türk Dönemi Kazıları ve Sanat Sempozyumu tarihi , 15-17 Ekim 2008 Çanakkale, Izmir 2010, 50-8 .
• R.M. Harrison, Amorium " de 1987, um levantamento preliminar ", Estudos Anatolian 38 ( 1988), 175-84 .
• R.M. Harrison, " Amorium Phrygia'da Doğu ( Hisarköy ) Araştırması Yüzey " 6. Araştırma Sonuçları Toplantısı , Ancara , 23-27 Mayıs 1988, Ankara 1989, 191-200 .
• R.M. Harrison, Amorium " de 1988, a primeira escavação preliminar ", Estudos Anatolian 39 ( 1989), 167-74.
• R.M. Harrison, " Emirdag Afyon () ' Amorium da birinci Raporu Kazi " 11. Kazi Sonuçları Toplantısı, CILT 2, Antalya , 18-23 Mayıs 1989, Ankara 1990, 155-65.
• R.M. Harrison et al. , Escavações " Amorium 1989, o segundo relatório preliminar ", Estudos Anatolian 40 ( 1990), 205-18 .
• R.M. Harrison, Amorium "1989 ", 12. Kazi Sonuçları Toplantısı, CILT 2, Ancara , 28 Mayıs -1 Haziran 1990, Ankara 1991, 251-68 .
• R.M. Harrison et al. " Escavações Amorium 1990, o Terceiro Relatório Preliminar ", Estudos Anatolian 41 ( 1991), 215-29 .
• R.M. Harrison et al. , Escavações " Amorium 1991, o Quarto Relatório Preliminar ", Estudos Anatolian 42 ( 1992), 207-22 .
• R.M. Harrison, Amorium "1991 ", 14. Kazi Sonuçları Toplantısı, CILT 2, Ancara , 25-29 Mayıs 1992, Ankara 1993, 247-59 .
• R.M. Harrison , N. Christie et al. " Escavações em Amorium : 1992 Relatório Provisório ", Estudos Anatolian 43 ( 1993), 147-62 .
• C. S. Lightfoot, Amorium " Kazıları 1992 ", 15. Kazi Sonuçları Toplantısı, CILT 1, Ancara , 24-28 Mayıs 1993, Ankara 1994, 503-14 .
• C. Lightfoot S. et al. , Escavações " Amorium 1993, o Sexto Relatório Preliminar ", Estudos Anatolian 44 ( 1994), 105-26 .
• C. S. Lightfoot, " Amorium Kazısı 1993 " 16. Kazi Sonuçları Toplantısı, CILT 2, Ankara, 30 Mayıs -3 Haziran 1994, Ankara 1995, 131-51 .
• C. S. Lightfoot e E.A. Ivison , " Escavações Amorium 1994, o Sétimo Relatório Preliminar ", Estudos Anatolian 45 ( 1995), 105-36 .
• C. S. Lightfoot, " Amorium Kazısı 1994 " 17. Kazi Sonuçları Toplantısı, CILT 2, Ancara , 29 Mayıs -2 Haziran 1995, Ankara 1996, 361-73 .
• C. S. Lightfoot e E.A. Ivison , " Escavações Amorium 1995, o oitavo relatório preliminar ", Estudos Anatolian 46 ( 1996), 91-110 .
• Lightfoot CS, 1995 " Kazısı Amorium Yili ", 18. Kazi Sonuçları Toplantısı, CILT 2, Ancara , 27-31 Mayıs 1996, Ankara 1997, 431-47 .
• C. S. Lightfoot e E.A. Ivison , "O Projeto Amorium : A estação de escavação de 1995, " Dumbarton Oaks Papers 51 ( 1997), 291-300 .
• C. Lightfoot e Y. Mergen, "1996 Kazısı Amorium Yili ", 19. Kazi Sonuçları Toplantısı, CILT 2, Ancara , 26-30 Mayıs 1997, Ankara 1998, 343-66 .
• C. Lightfoot S. et al. " Project O Amorium : A estação de escavação de 1996, " Dumbarton Oaks Papers 52 ( 1998), 323-36 .
• C. Lightfoot e Y. Mergen, de 1997 " Çalışmaları Amorium Yili ", 20. Kazi Sonuçları Toplantısı, CILT 2, Tarso , 25-29 Mayıs 1998, Ankara 1999, 525-38 .
• C. Lightfoot S. et al. " Project O Amorium : A Season estudo de 1997 ", Dumbarton Oaks Papers 53 ( 1999), 333-49 .
• C. Lightfoot e Y. Mergen , " Amorium 1998 Yili Kazi Çalışmaları " 21. Kazi Sonuçları Toplantısı, CILT 2, Ancara , 24-28 Mayıs 1999, Ankara 2000, 143-52 .
• S. C. Lightfoot , E.A. Ivison , et al. " Project O Amorium : A estação de escavação de 1998, " Dumbarton Oaks Papers 55 ( 2001), 373-99 .
• C. Lightfoot e Y. Mergen , " Amorium Kazısı 2000 ", 23. Kazi Sonuçları Toplantısı, CILT 2, Ancara, 28 -01 Mayıs Haziran 2001, Ankara 2002, 243-56 .
• C. Lightfoot e Y. Arbel , " Amorium Kazısı 2001 ", 24. Sonuçları Kazi Toplantısı, CILT 1, Ancara, 27-31 Mayıs 2002, Ancara, 2003, 521-32 .
• S. C. Lightfoot , Y. Mergen , B.Y. Olcay e J. Witte - Orr, "O Projeto Amorium : Pesquisa e Escavação em 2000 ", Dumbarton Oaks Papers 57 ( 2003), 279-92 .
• CS Lightfoot , Y. Arbel , B. Arslan Bohlendorf , JA Roberts e J. Witte - Orr, "O Projeto Amorium : escavação e pesquisa em 2001 ",Dumbarton Oaks Papers 58 ( 2004), 355-70 .
• C. Lightfoot e Y. Arbel , " Kazısı Amorium de 2002 ", 25. Kazi Sonuçları Toplantısı, CILT 1, Ancara, 26-31 Mayıs 2003, Ankara 2004, 1-12.
• C. Lightfoot , O. Koçyiğit e H. Yaman ", Amorium Kazıları 2003 " 26. Kazi Sonuçları Toplantısı, CILT 1, Konya, 24-28 Mayıs 2004, Ancara, 2005, 249-64 .
• CS Lightfoot , Y. Arbel , B. Arslan Bohlendorf , JA Roberts e J. Witte - Orr, "O Projeto Amorium : escavação e pesquisa em 2001 ", Dumbarton Oaks Papers 58 ( 2004), 355-70 .
• S. C. Lightfoot , Y. Arbel , E.A. Ivison , J.A. Roberts, e Ioannidou E., " O Projeto Amorium : escavação e pesquisa em 2002 ", Dumbarton Oaks Papers 59 ( 2005), 231-65 .
• C. Lightfoot , O. Koçyiğit e H. Yaman ", Amorium Kazıları 2004 ", 27. Kazi Sonuçları Toplantısı, CILT 1, Antalya , 30 Mayıs -03 Haziran 2005, Ankara 2006, 77-88.
• C. Lightfoot , O. Koçyiğit e H. Yaman ", Amorium Kazısı 2005 ", 28. Kazi Sonuçları Toplantısı, CILT 1, Çanakkale , 29 Mayıs -02 Haziran 2006, Ankara 2007, 271-94 .
• CS Lightfoot , O. Karagiorgou , O. Koçyiğit , H. Yaman , P. Linscheid e J. Foley , "O Amorium Project: Escavação e pesquisa em 2003 ", Dumbarton Oaks Papers 61 ( 2007), 353-85 .
• C. Lightfoot , O. Koçyiğit e H. Yaman ", Amorium Kazısı 2006 ", 29. Kazi Sonuçları Toplantısı, Kocaeli , 28 Mayıs -01 Haziran 2007, Ankara 2008, 443-66 .
• C. Lightfoot , E. Ivison , M. Sen, e H. Yaman ", Amorium Kazısı 2007 ", 30. Kazi Sonuçları Toplantısı, Ancara , 26-30 Mayıs 2008, Ankara 2009, 201-26 .
• C. Lightfoot , E. Ivison , O. Koçyiğit e M. Sen, "Amorium Kazısı de 2008" 31. Kazi Sonuçları Toplantısı, CILT 1, Ancara , 26-30 Mayıs 2009, Ankara 2010, 133-57 .
• M.-H. Gates , Arqueologia " na Turquia ", American Journal of Archaeology 98 / 2 (1994), 276-7 .
• M.-H. Gates , Arqueologia " na Turquia ", American Journal of Archaeology 99 / 2 (1995) , 251 , 253.
• M.-H. Gates , Arqueologia " na Turquia ", American Journal of Archaeology 100 / 2 (1996), 332-3 .
• M.-H. Gates , Arqueologia " na Turquia ", American Journal of Archaeology 101 / 2 (1996), 298-300 .
• R.M. Harrison, Amorium ": Perguntas e Respostas " XI. Türk tarihi Kongresi . Ancara, 09/05 eylül 1990. Kongreye Bildiriler Sunulan. Vol. 1, Ankara 1994, 393-6 e pls. 133-8 .
• R.M. Harrison, Amorium ", em Eczacιbaşı Sanat Ansiklopedisi Vol. 1, İstanbul 1997, 87-8 .
• Eric Ivison e Jane Foley , "Preservar Amorium Bizantino , a Turquia ", Minerva 17 / 3 (2006), 42-4 .
• E.A. Ivison e E. Hendrix, " Reconstruir Polychromy no Oriente bizantino Escultura Arquitectura ", American Journal of Archaeology 101 / 2 (1997), 387.
• P.I. Kuniholm , " resultados preliminares Dendrochronological Amorium de 1993, " AnatSt 44 ( 1994), 127-8 .
• Lightfoot CS ", escavando uma cidade bizantina : Escavações em Amorium , a Turquia ", Minerva 01/05 (Janeiro / Fevereiro de 1994) , 14-16
• Chris Lightfoot, " Escavações em Amorium ", em G. Hill e Coulthard S. ( eds.), Arqueologia da Anatólia. Relatórios sobre a pesquisa realizada na Turquia 1 ( 1995), 5-7.
• Lightfoot Chris, Kazısı " Amorium Sikkeleri 1994 " Moneta 3 ( Fevereiro de 1995) , 1.
• Chris Lightfoot, "A New Anónimo Follis de Amorium " A Circular Numismática 103/10 (Dezembro de 1995 ), 376.
• Lightfoot CS, " Novas Descobertas na Amorium Turquia " Minerva 04/07 (Julho / Agosto de 1996) , 25-8 .
• Chris Lightfoot, " Amorium 1996, "em G. Hill e Coulthard S. ( eds.), Arqueologia da Anatólia. Relatórios sobre a pesquisa realizada na Turquia 2 ( 1996), 8-9.
• Chris Lightfoot, " Unik bir Bizans Sikkesi " Moneta 6 ( Maio de 1996) , 2-3.
• C. S. Lightfoot e E.A. Ivison , Amorium " Bizantino, transformação e continuidade ", American Journal of Archaeology 100 / 2 (1996), 402.
• Chris Lightfoot, " Amorium 1997, "em G. Hill e Coulthard S. ( eds.), Arqueologia da Anatólia. Relatórios em pesquisa realizada na Turquia 3 ( 1997), 6-7.
• Lightfoot Chris, Amorium "1996 ", Boletim da British Estudos Bizantinos 23 ( 1997), 39-49.
• Lightfoot Chris, Amorium "1998 ", em Coulthard G. ( ed.), Arqueologia da Anatólia. Relatórios em pesquisa realizada na Turquia 4 (1998) , 6-7.
• Chris Lightfoot e Karagiorgou Olga ", Amorion bizantino , a capital provincial , na Ásia Menor ", Αρχαιολογια 69 ( dezembro 1998 ), 92-6 . Reproduzido com correções em Αρχαιολογια 70 ( março 1999 ), 87-88.
• Lightfoot Chris, "O Projeto de Escavação Amorium (1999), "em Coulthard G. ( ed.), Arqueologia da Anatólia : Relatórios de pesquisa do Instituto Britânico de Arqueologia , em Ancara 5 ( 1999), 10.
• Lightfoot Chris, "Project Escavações Amorium 1998 ", Boletim da British Estudos Bizantinos 25 ( 1999), 43-8.
• Lightfoot Chris, " Pots bizantino em Escavadoras Puzzle Central da Turquia ", Minerva 03/10 (maio / junho 1999), 7.
• Lightfoot Chris, " Descobertas recentes na cidade bizantina de Amorium " Minerva 05/10 ( setembro / outubro 1999), 16-19.
• Chris Lightfoot, " os achados de Numismática Amorium : New Evidence para o bizantino Economia Monetária ", American Journal of Archaeology 103 (1999) , 267.
• Chris Lightfoot, " site Le d' Amorium ", em Les au Moyen Age échanges - Les Dossiers d' archéologie não. 256 ( Septembre 2000), 32-3.
• Lightfoot Chris, Amorium "2000 ", em Coulthard G. ( ed.), Arqueologia da Anatólia. Relatórios de Pesquisa do Instituto Britânico de Arqueologia , em Ancara 6 ( 2000), 10-11.
• Lightfoot Chris, Amorium "2001 ", em Coulthard G. ( ed.), Arqueologia da Anatólia. Relatórios de Pesquisa 2001. British Institute of Archaeology em Ancara 7 ( 2001), 9-10.
• Lightfoot Chris, Amorium "2002 ", em Coulthard G. ( ed.), Arqueologia da Anatólia. Relatórios de Pesquisa 2002. British Institute of Archaeology em Ancara 8 ( 2002), 11-12.
• Lightfoot Chris, "Vida e Morte na Amorium bizantina ", Minerva 14 / 2 (2003), 31-33.
• Lightfoot Chris Amorium "2003 ", em Coulthard G. ( ed.), Arqueologia da Anatólia. Relatórios de Pesquisa 2003. British Institute of Archaeology em Ancara 9 (2003) , 18-19.
• C. Lightfoot, " Glass Dichroic de Byzantine Central Anatolia " Instrumentum 18 ( dezembro 2003 ), 15.
• Lightfoot Chris Amorium "2004 ", em Coulthard G. ( ed.), Arqueologia da Anatólia. Relatórios de Pesquisa 2004. British Institute of Archaeology em Ancara 10 ( 2004), 13-15.
• Lightfoot Chris Amorium "2005 ", em Coulthard G. ( ed.), Arqueologia da Anatólia. Relatórios de Pesquisa 2005. British Institute of Archaeology em Ancara 11 ( 2005), 31-3.
• Chris Lightfoot e Ivison Eric, Amorium "2006 ", em Coulthard G. ( ed.), Arqueologia da Anatólia. Relatórios de Pesquisa 2006. British Institute of Archaeology em Ancara 12 ( 2006), 29-31.
• C. Lightfoot , Amorium " 2007 ", AnatArch 13 ( 2007), 25-7.
• C. Lightfoot e E. Ivison , " Amorium 2008 ", AnatArch 14 ( 2008), 25-7.
• C. Lightfoot , "The Siege of Amorium : Tragédia da História , Arqueologia Triumph ", AnatArch 13 ( 2007), 25-7. [Novo]
• C. Lightfoot , Amorium " 2009 ", AnatArch 15 ( 2009), 24-5 . [Novo]
• P. Linscheid , "Têxteis bizantinos de Amorium , Anatólia ", Newsletter Arqueológico Têxteis 32 ( 2001), 17-18.
• P. Linscheid , "Middle Têxteis bizantino de Amorium , Anatólia ", Newsletter Arqueológico Têxteis 38 ( 2004), 25-7.
• Y. Mergen , " resulta das estações de trabalho entre 1995-1998 na Área de Ocupação por trás da Cidade Baixa em Paredes Amorium " American Journal of Archaeology 104 (2000) , p. 340.
• Mitchell S. , Arqueologia " na Ásia Menor, 1985-1989 ", Relatórios de Arqueologia para 1989-1990, 36 ( 1990), 127-8 .
• Mitchell S. , Arqueologia " na Ásia Menor, 1990-1998 ", Relatórios de Arqueologia para 1998-1999, 45 ( 1999), 181-3 .
• B. Yıldırım e M.-H. Gates , Arqueologia " na Turquia , 2004-2005 ", AJA 111 (2007) , 278, 335-6 .
• Ch . Bouras , "Aspectos da cidade bizantina, séculos VIII - XV ", em Laiou AE ( ed.), A História Econômica de Bizâncio : A partir do sétimo ao longo do século XV, Washington, DC 2.002 , 507 e n. 97.
• W. Brandes, "Cidades bizantino no sétimo e oitavo Fontes séculos , diferentes, histórias diferentes ? "no GP Brogiolo e B. Ward- Perkins ( eds.), A idéia eo ideal da Cidade entre a Antigüidade Tardia ea Alta Idade MédiaDe 1999, Leiden, 38-41.
• Crow J., " Fortificações e Urbanismo na Antiguidade Tardia : Salónica e outras cidades do leste ", em L. Lavan (ed.), Pesquisas recentes em Urbanismo da Antiguidade tardia, Série JRA Complementar 42, Portsmouth , RI 2001, 98-100.
• F. Dell Acqua , Luxo "Reforçar através Stained Glass, da Ásia Menor para a Itália ", DOP 59 ( 2005), 200-1 e figos. 4-5.
• Eravşar O., " Anadolu'da Bizans Banhos Hamamları -bizantino na Anatólia ", em Eski Hamam, Eski TasIstambul, 2009, 63-4 , figs. 2-3 e illus . 3. [Novo]
• Haldon JF, "a idéia de a cidade no Império Bizantino, "no GP Brogiolo e B. Ward- Perkins ( eds.), A idéia eo ideal da Cidade entre a Antigüidade Tardia ea Alta Idade MédiaDe 1999, Leiden, 14-15.
• K.W. Harl " De Pagan para cristãos em cidades romanas da Anatólia durante o quarto e quinto séculos ", em TS Burns e J.W. Eadie, Centros urbanos e Contextos Rurais em Antiguidade Tardia, East Lansing de 2001, 307.
• James L. ", tesselas de vidro do mosaico bizantino : Algumas Considerações Material ", BMGs 30 / 1 (2006) , esp. 31, 33 e 45 .
• A. Kolia - Dermitzaki , " A execução do Quarenta e dois mártires de Amorion : Propondo uma interpretação ", Al- Masaq 14 / 2 (2002), 141-62 .
• P.I. Kuniholm ", Dendronchronologically Datação Otomano Monumentos ", em U. Baram e L. Carroll (eds.), A Arqueologia Histórica do Império Otomano : Breaking New Ground, New York 2000 , 114 não. 23.
• A. Laiou "Mεταξυ Παραγωγης και Καταναλωγης : Ειχαν Οικονομια οι Βυζαντινες Πολεις ; ( entre produção e consumo : Será que as cidades têm uma economia bizantina ?) ", em Δημοσιa Συνεδρια της 6ης Ιουνιου 2006, Atenas 2006, 90, 97-9 , 105-6 , 112-3 , 121-4 .
• Morrisson A. E. Laiou e C. A economia bizantina, Cambridge 2007, 48, 56 , 75 , 77, 78 , 87, 118, 119 , 123, 130, 131 , 137, 153.
• SC Lightfoot, " Do Oriente ao Ocidente : A indústria do vidro início Roman " , em D. Foy e M.-D. Nenna (eds.), Échanges et du commerce antigo verre dans le monde, Monografias instrumentum 24, Montagnac 2003, 341-347 , esp. p. 342 e fig. 1,8.
• J. Lund, "Da arqueologia à história ? Reflexões sobre a distribuição cronológica da cerâmica finewares no Sudoeste e Sul da Ásia Menor a partir de 1 º para o 7 c. AD ", em M. Herfort -Koch , U. Mandel e U. Schadler (eds.), Hellenistiche und Keramik kaiserzeitliche des östlichen Mittelmeergebietes, Frankfurt de 1996, 109.
• C. Mango (ed.), A história de Bizâncio Oxford, Oxford 2002 , 165 e 200.
• Ousterhout R., Master Builders de Bizâncio, Princeton de 1999, 89, fig. 56.
• Ü . Özgümüş , Anadolu CamcılığıIstambul, 2000, 53 .
• M.G. Parani ", representações de objetos de vidro como uma fonte de Vidro bizantina : Como eles são úteis ? " DOP 59 ( 2005) , 152, 155 fn. 34.
• Parman E., Bizans Ortaçağda Döneminde Frigya ( Frígia ) ve Bölge Müzelerindeki Bizans Taş Eserleri, Eskişehir 2002, esp. 58-60, 87-8 , 157-8 não. A39 , 162 não. A40, e 179 não. A50.
• Poblome J., " Produção e Distribuição de Sagalassos Ware Slip vermelho. Um Diálogo com a economia romana ", em M. Herfort -Koch , U. Mandel e U. Schadler (eds.), Hellenistiche und Keramik kaiserzeitliche des östlichen Mittelmeergebietes, Frankfurt de 1996, 76.
• F.R. Trombley , "War , Sociedade e Religião Popular na Anatólia bizantino (séculos 6 a 13 ), "em Bizantino na Ásia Menor ( cento 6 - 12 )., Atenas 1998 ( Fundação Nacional de Pesquisa Helénica , do Instituto de Investigação Simpósio Internacional bizantino 6), 115-17 , 121-2 , 131.