quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Treinando o intelecto para decifrar os códigos da inteligência

Em constante treinamento, as Legiões romanas, estavam sempre prontas para o combate.

Tito, o general romano, encarregado de construir o Coliseu, sentia orgulho porque o exército romano era o único que se preparava para a guerra em tempos de paz, que treinava seus soldados durante todo o ano. Era o mais eficiente. Com seu exército, ele conquistou Jerusalém no ano de 70 d.C., levando dezenas de milhares de cativos a Roma. Utilizando da mão de obra dos cativos, o grande general construiu monumentos que até hoje estão de pé.

SPQR é um acrônimo da frase latina Senatus Populusque Romanus. A tradução para o português é "O SENADO E O POVO ROMANO".

O treinamento que antes atingia os exércitos e algumas poucas áreas da sociedade, hoje permeia todos os setores. Estamos na era do treinamento. Treina-se para praticar esportes, andar, dançar calcular, escrever, contar histórias, encenar uma peça. Treina-se para dirigir veículos, pilotar aviões, operar máquinas. Treina-se para falar em público, usar computadores, fazer programas, administrar empresas, executar projetos. Treina-se para tomar vinho, apreciar uma obra de arte, observar a qualidade dos produtos.

Pela constante especialização as Legiões tornaram-se imbatíveis diante dos inimigos de Roma.

Entretanto, quando tudo parecia perfeito na era do treinamento, eis que ao olhar para as mazelas psíquicas e sociais das sociedades modernas constatamos que cometemos um gravíssimo erro histórico. Esquecemos de realizar o mais importante treinamento, o treinamento para decifrar e aplicar os códigos da inteligência. Sem eles não podemos desenvolver nosso imaginário, nossa capacidade de superação das intempéries e nossas potencialidades intelectuais.

Você quer saber mais?

CURY, Augusto. O Código da Inteligência. Rio de Janeiro: Ed. Thomas Nelson Brasil/ Ediouro, 2008.

http://construindohistoriahoje.blogspot.com/2010/07/

http://construindohistoriahoje.blogspot.com/search/label/F%C3%89

http://construindohistoriahoje.blogspot.com/search/label/PESSOAL

http://construindohistoriahoje.blogspot.com/search/label/INTEGRALISMO

4 comentários:

  1. Parabéns pelo post. Uma comparação muito bem pensada usando um tema simples como "treinamento", mas que possibilita tantas alcançar tantas dimensões diferentes. Curti muito. Eu tenho o livro do Cury, mas ainda não reservei um tempo para lê-lo. Agora fiquei bastante interessado. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Professor Josimar. Gosto muito dos livros de Augusto Cury, pois uso como "fonte alavanca" para outros estudos.
    Saudações,
    Leandro CHH

    ResponderExcluir
  3. Também gosto muito dos livros do Augusto Cury. Atualmente valorizamos muito o treinamento, mas esquecemos de decifrar coisas que são essenciais para conquistarmos saúde psíquica, relações saudáveis, criatividade, eficiência profissional e o simples prazer de viver. Para mim, esses são os verdadeiros códigos da inteligência.
    Saudações fraternas!

    ResponderExcluir
  4. Olá Professor, Adinalzir.
    Muitas vezes é como o Professor diz nas coisas mais simples encontramos os Códigos da Inteligência.
    Um abraço,
    Leandro CHH

    ResponderExcluir