segunda-feira, 3 de outubro de 2011

"Interpretando Plínio Salgado através das caricaturas"

A caricatura é a arte de interpretar a política de forma cômica, apresentando ao publico, com poucos traços, características e aspectos dos principais personagens da política nacional. Estas interpretações são comuns nos jornais e revistas pela sua mensagem simples e de fácil compreensão, transitando assim em ordem distinta com o texto escrito e em muitas vezes desacompanhada de legenda. Desta forma esta linguagem foi intensamente utilizada pelos críticos do Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965) na imprensa brasileira.

Uma boa caricatura tem como principio adaptar aspectos da personalidade com o fato retratado, neste caso pode-se afirmar que a imprensa em geral se utilizou de forma inteligente deste meio de comunicação para retratar o Presidente Nacional do Partido de Representação Popular Plínio Salgado ao seu modo. Em diversos jornais e revistas do período se encontram caricaturas sátiras de Salgado, dentre elas, principalmente a revista Manchete, que não poupou criticas à legenda e seus integrantes, fazendo acusações ou simplesmente ironizando a figura de Plínio Salgado.

Um bom exemplo desta linguagem é a caricatura acima de autoria do artista carioca Antonio Nassara vinculada à revista Manchete, de 01 de outubro de 1955, nela consta a interpretação cômica de Plínio Salgado no momento em que votou nas eleições presidenciais de 1955, nota-se que além de desenhar o Sigma (símbolo Integralista) de forma invertida na cédula o artista retrata o personagem estendendo a mão, fazendo assim a saudação Integralista com um semblante triste, prevendo assim sua derrota nas urnas.

O Partido de Representação Popular -- PRP também utilizou desta arma com fins informativos e publicitários para vincular suas interpretações sobre sobre o cenário brasileiro. Tendo um papel didático as caricaturas produzidas pelo PRP, em seus principais periódicos, iriam ajudar o eleitor a entender as propostas da legenda funcionando como contrapropaganda da mídia em geral.


Você quer saber mais?

FALE COM OS CONSTRUTORES

http://www.historia-do-prp.blogspot.com

http://www.integralismo.org.br

http://www.integralismo.blogspot.com

http://www.osigmareluzente.blogspot.com

http://www.construindohistoriahoje.blogspot.com

6 comentários:

  1. Em "Distrito de Évora", o grande Eça de Queirós já dizia que a caricatura é o meio mais poderoso de desacreditar, no espírito do povo, os maus governos. É o mais rude castigo que se pode inflingir à sua injustiça e à sua baixeza. A caricatura faz mais que torná-los odiosos, torna-os desprezíveis: assim veja-se como a temem e como a vigiam. Nada que os comediantes da cena política tanto temam como o lápis da caricatura... Philipon, Daumier, Traviès, Grandville, Monnier, podem dizer às vezes que os seus admiráveis desenhos deram insónias aos homens de estado de Luís Filipe e lhes serviram de áspero remorso!

    Portanto, louvemos os nossos caricaturistas políticos.
    Abraços, grande professor!

    ResponderExcluir
  2. Oi Leandro, fico feliz com sua visita. É muito bom ter construtores no meu espaço. Um abraço carinhoso e volte sempre que possível!
    Gostei muito do seu espaço, é bastante instrutivo.

    ResponderExcluir

  3. Boa tarde, Leandro!

    "Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! Salmo 133.1"

    Vim te deixar o meu abraço carinhoso e avisar que estamos pedindo a opinião dos amigos para um projeto no blog.
    Será um prazer para nós saber a sua sugestão.

    Estamos te esperando!

    Deixo aqui um vídeo para agradar seu fim de tarde e seu começo de noite. :)

    http://www.youtube.com/watch?v=iq_qT6lvYpk

    Deus seja contigo.

    Blog Yehi Or!
    http://hajalluz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Professor Adinalzir,
    Muito obrigado pela contribuição.
    É como disse: "Louvemos os nossos caricaturistas políticos".
    Um abraço,
    Leandro CHH

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Eliene,
    Sempre que possível estarei acessando seu espaço.
    Saudações,
    Leandro CHH

    ResponderExcluir
  6. A Paz Judite,
    Muito obrigado pelas abençoadas palavras.
    Maravilhoso o vídeo já conhecia o Paul Wilbur, Hinei Ma tov é uma das minhas preferidas.
    "Quão bom e agradavel é que irmãos vivam em união".
    Shalom haverim lehitraot,
    Leandro CHH

    ResponderExcluir