quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Treinando o intelecto para decifrar os códigos da inteligência

Em constante treinamento, as Legiões romanas, estavam sempre prontas para o combate.

Tito, o general romano, encarregado de construir o Coliseu, sentia orgulho porque o exército romano era o único que se preparava para a guerra em tempos de paz, que treinava seus soldados durante todo o ano. Era o mais eficiente. Com seu exército, ele conquistou Jerusalém no ano de 70 d.C., levando dezenas de milhares de cativos a Roma. Utilizando da mão de obra dos cativos, o grande general construiu monumentos que até hoje estão de pé.

SPQR é um acrônimo da frase latina Senatus Populusque Romanus. A tradução para o português é "O SENADO E O POVO ROMANO".

O treinamento que antes atingia os exércitos e algumas poucas áreas da sociedade, hoje permeia todos os setores. Estamos na era do treinamento. Treina-se para praticar esportes, andar, dançar calcular, escrever, contar histórias, encenar uma peça. Treina-se para dirigir veículos, pilotar aviões, operar máquinas. Treina-se para falar em público, usar computadores, fazer programas, administrar empresas, executar projetos. Treina-se para tomar vinho, apreciar uma obra de arte, observar a qualidade dos produtos.

Pela constante especialização as Legiões tornaram-se imbatíveis diante dos inimigos de Roma.

Entretanto, quando tudo parecia perfeito na era do treinamento, eis que ao olhar para as mazelas psíquicas e sociais das sociedades modernas constatamos que cometemos um gravíssimo erro histórico. Esquecemos de realizar o mais importante treinamento, o treinamento para decifrar e aplicar os códigos da inteligência. Sem eles não podemos desenvolver nosso imaginário, nossa capacidade de superação das intempéries e nossas potencialidades intelectuais.

Você quer saber mais?

CURY, Augusto. O Código da Inteligência. Rio de Janeiro: Ed. Thomas Nelson Brasil/ Ediouro, 2008.

http://construindohistoriahoje.blogspot.com/2010/07/

http://construindohistoriahoje.blogspot.com/search/label/F%C3%89

http://construindohistoriahoje.blogspot.com/search/label/PESSOAL

http://construindohistoriahoje.blogspot.com/search/label/INTEGRALISMO