quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Isótopos revelam a temperatura dos dinossauros

Sauropodes. Créditos pela imagem: Mr1805/Dreamstime.

No debate sobre se os dinossauros eram de sangue frio (mais corretamente, que possuiam a temperatura do ambiente ou não) ou quente. Seria bom se houvesse alguma forma de descobrir qual era a temperatura do corpo dos dinossauros. Surpreendentemente, existe um meio, graças a Robert Águia da Caltech e seus colegas foram capazes de fazer uso do fato de que os isótopos ¹³C e 18O preferencialmente se ligam entre si por uma quantia que depende da temperatura. Em particular, a quantidade precisa de ligação de carbonato nos ossos depende da temperatura na qual eles foram formados: quanto maior a temperatura, menos essa combinação isotópica está presente.
Os pesquisadores acham que a temperatura do corpo de grandes saurópodes do periodo Jurassic deve ter sido entre 36-38°C
semelhante ao dos mamíferos modernos e diferente dos modelos previsto na escala baseada para sague frio que variava entre 4-7 ° C . (Eles de fato deveriam ser bastante quentes por causa de seu grande tamanho e da dificuldade associada em se livrar do calor).

Você quer saber mais?

EAGLE, ROBERT, Isotopes reveal dinosaur temperatures: CernCourier, Genova (Switzerland), volume 51, número 7, p.17 ,setembro 2011.

FALE COM OS CONSTRUTOR

PESSOAL

OBJETIVO

INTEGRALISMO

LinkLink

FAÇA UMA ASSINATURA GRATUITA DA REVISTA CERNCOURIER