terça-feira, 26 de junho de 2012

Descoberto um antigo selo com o nome da cidade de Belém em Jerusalém.


(Cortesia da Autoridade Israelense de Antiguidades. Foto: Clara Amit)

Embora a varredura do terreno das escavações arqueológicas da Autoridade de Antiguidades de Israel está realizando na cidade de Davi, esta chegando ao fim nas "Paredes ao redor de Jerusalém National Park", foi encontrado um selo com o nome da cidade de Belém, de acordo com o hebraico antigo.

É o primeiro artefato antigo que é a prova tangível da existência da cidade de Belém, mencionada na Bíblia.


O selo, que mede 1,5 cm, foi encontrada durante a triagem de terra removida nas escavações arqueológicas da Autoridade de Antiguidades de Israel está realizando na cidade de Davi. A escavação  é financiada pela "Ir David Foundation", um projeto que está em curso no Parque Nacional Emek Tzurim.

Um selo é uma peça de argila que foi utilizada para selar um documento ou objeto. Ele foi impresso com o selo da pessoa que envia o documento ou objeto, e sua integridade era a prova de que o documento ou objeto não tinha sido aberto por pessoa não autorizada a fazê-lo .

Três linhas da antiga escrita hebraica aparecem no meio do selo:

Bishvat בשבעת

Bat Lechem בת לים

[Lemel]ekh [למל]ך
Foto: Eli Shukron da Autoridade de Antiguidades de Israel, dentro de um banho ritual exposto sob o Muro das Lamentações na Cidade Velha de Jerusalém.

De acordo com Eli Shukron, diretor da escavação, em nome da Autoridade de Antiguidades de Israel, "parece que foi escrita no sétimo ano do reinado de um rei (não está claro se o rei é chamado de Ezequias, Manassés ou Josias ), uma expedição foi enviada de Belém pelo rei de Jerusalém.  O "selo" que encontramos pertence aos “selos de impostos administrativos tributários. Os “selos” eram  usados para fechar as remessas enviadas para o sistema fiscal do Reino de Judá, no final dos séculos VIII e VII a.C. O imposto poderia ser pago na forma de prata ou de produtos agrícolas, como o vinho ou de trigo. "

Shukron enfatiza que "esta é a primeira vez que o nome de Belém aparece fora da Bíblia em uma inscrição do período do Primeiro Templo, o que mostra, de fato, que Belém era uma cidade do Reino de Judá, e, possivelmente, em períodos anteriores. "

Na Bíblia se menciona Belém  pela primeira vez em um verso "em Efrata, que é Belém", que se encontra no caminho em que morreu Raquel , e onde foi sepultada (Gênesis 35:19, 48:7). Os descendentes de Judá, estabeleceram-se ali, inclusive a família de Boaz (Livro de Rute).

A grandeza de Belém começa com a unção de Davi, filho de Jessé, como rei (1 Samuel 16).

 
COPYRIGHT – DIREITOS AUTORAIS.

Copyright © construindohistoriahoje.blogspot.com. Este texto está sob a licença de Creative Commons Attribution-No Derivatives. Você pode republicar este artigo ou partes dele sem solicitar permissão, contanto que o conteúdo não seja alterado e seja claramente atribuído a “Construindo História Hoje”. Qualquer site que publique textos completos ou grandes partes de artigos de Construindo História Hoje tem a obrigação adicional de incluir um link ativo para http:/www.construindohistoriahoje.blogspot.com.br. O link não é exigido para citações. A republicação de artigos de Construindo História Hoje que são originários de outras fontes está sujeita às condições dessas fontes.

Você quer saber mais? 











Nenhum comentário:

Postar um comentário