segunda-feira, 25 de junho de 2012

Sófocles (496 a.C.?-406 a.C.?)


Estátua de Sófocles

Sófocles nasceu por volta de 496 a.C., em Colono, cidadezinha dos arredores de Atenas, e ali morreu por volta do ano 406 a.C., aos 90 anos de idade. 

Venceu em 469 a.C. um concurso anual de dramaturgia com uma tetralogia composta de três tragédias e um drama satírico, derrotando o veterano Ésquilo. 

As apresentações foram consagradoras, e Sófocles se tornou o dramaturgo grego mais festejado e homenageado em vida, além de cidadão ilustre. 


Ao longo de sua vida, o poeta presenciou a expansão do império ateniense, o pogeu político e cultural helênico, durante o período de Péricles, de quem era amigo. 

Experimentou também a decadência, com a derrota de Atenas na Guerra do Peloponeso. 

Em uma cultura em que a política e a poesia encontravam-se bastante ligadas, Sófocles foi nomeado por Péricles ministro do Tesouro (entre 443 a.C. e 442 a.C.) e por duas vezes foi eleito comandante do exército em expedições militares, mas o seu renome deveu-se, realmente, ao seu talento poético. 

Calcula-se que tenha escrito 123 peças e vencido 24 vezes os concursos anuais de dramaturgia trágica. 

Deste prolífico autor, chegaram até nossos dias apenas um drama satírico incompleto (Os Sabujos), inúmeros fragmentos e sete tragédias completas (as datas das primeiras apresentações são aproximadas):

AJAX (450 a.C.)

ANTIGONA (442 a.C.)

ÉDIPO REI (430 a.C.)

ELECTRA (425 a.C)

TRAQUINIANAS (entre 420 a.C. e 410 a.C.)

FILOCTETES (409 a.C.)

ÉDIPO EM COLONO (401 a.C.)

Sófocles é uma figura centralíssima não apenas para o estudo da cultura helênica, mas também da literatura, uma vez que uma de suas peças (Édipo Rei) foi praticamente utilizada como modelo de tragédia em A Poética, de Aristóteles.


COPYRIGHT – DIREITOS AUTORAIS.

Copyright © construindohistoriahoje.blogspot.com. Este texto está sob a licença de Creative Commons Attribution-No Derivatives. Você pode republicar este artigo ou partes dele sem solicitar permissão, contanto que o conteúdo não seja alterado e seja claramente atribuído a “Construindo História Hoje”. Qualquer site que publique textos completos ou grandes partes de artigos de Construindo História Hoje tem a obrigação adicional de incluir um link ativo para http:/www.construindohistoriahoje.blogspot.com.br. O link não é exigido para citações. A republicação de artigos de Construindo História Hoje que são originários de outras fontes está sujeita às condições dessas fontes.

Você quer saber mais?
ANTÍGONA/ SÓFOCLES; tradução de Donald Schüler. Porto Alegre: L&PM, 2011.








Nenhum comentário:

Postar um comentário