sábado, 28 de julho de 2012

Mitologia oriental. Shinigami ou deus da morte.


Shinigami. Imagem: Word Iq.

Shinigami, é um deus da Morte; semelhante ao Ceifador no ocidente, é uma entidade presente na cultura japonesa. Seu trabalho é "levar" a alma dos humanos para o outro mundo. Eles são responsáveis por cuidar para que cada pessoa morra a seu tempo e, em seguida, orientar o seu espírito para ser julgado na vida após a morte.
 

As vezes é um termo usado para expressar qualquer deus da morte. Por exemplo no budismo Enma é o deus que julga e pune depois da morte (Jigoku) e no xintoísmo é a Izanami. Shinigami é usado para caracterizar um deus da morte como por exemplo o deus Hades da mitologia Grega. 

Na maioria das vezes a figura do Shinigami é representada de forma mais demoníaca e são destacados em artes japonesas. O Shinigami é um deus que guia e ajuda as pessoas a passar para para próxima vida. Seja céu, inferno ou alguma outra esfera de criação.
 
Os Shinigami não são um mito nativo do Japão, mas importado de versões ocidentais e chinesas de deuses da morte. Os japoneses tem a imagem visual do Shinigami do Ocidente e da natureza burocrática (ou modus operandi) do trabalho a partir do Oriente.
 
Depois da vida quando você morre, é conduzido por um Shinigami para uma área de espera, aonde o Shinigami tem a tarefa de ajudá-lo a escolher um local em que você passará a eternidade, você estará escolhendo a sua idéia de paraíso. Você tem sete dias para concluir esta tarefa caso contrário terá o destino traçado pelos seus atos, Céu ou Inferno. Mas, claro, é uma tarefa mais difícil do que parece.

Embora o Ceifeiro seja uma entidade única, existem vários Shinigami que muitas vezes trabalham juntos. Os Shinigami são uma adição relativamente recente ao folclore japonês.

Na cultura popular japonesa, um Shinigami também pode ser uma pessoa, que se orgulha de sua capacidade de derrotar (e, geralmente, para matar) qualquer oponente, que poderá enfrentar.

O homem, desde o princípio dos tempos, tem caracterizado a morte através do misticismo, magia, mistérios e segredos. A morte como uma entidade