sábado, 23 de março de 2013

São encontrados em cavernas pré-históricas desenhos elaborados por crianças de até 3 anos



 Desenhos Pré-históricos de crianças de 3 anos. Imagem: BBC.

Segundo uma nova pesquisa, gravuras pré-históricas encontradas em uma caverna na França são o trabalho de crianças a partir dos três anos de idade.

Os desenhos foram descobertos na Caverna dos Cem Mamutes em Rouffignac, ao lado de arte rupestre que data de cerca de 13.000 anos.

Pesquisadores da Universidade de Cambridge desenvolveram recentemente um método de identificar o sexo e a idade dos artistas. Acredita-se que o mais produtivo deles mais era uma menina de cinco anos.

“Marcas feitas por crianças aparecem em todas as câmaras ao longo das cavernas”, disse a arqueóloga Jess Cooney. “Nós encontramos marcas de crianças com idades entre três e sete anos, e temos sido capazes de identificar quatro crianças individuais, combinando as suas marcas”, completou.

Todos os anos, milhares de pessoas visitam as cavernas na região de Dordogne, no oeste da França, para admirar os desenhos de mamutes, rinocerontes e cavalos encontrados dentro do sistema de cavernas de 8 quilômetros, que foi descoberto no século XVI.

Não foi até 1956 que os especialistas perceberam que alguns dos mais dramáticos desenhos eram pré-históricos. Os primeiros arqueólogos determinaram que crianças produziram algumas das marcas de dedo em 2006. Ao contrário dos desenhos que aparecem em outros lugares nas cavernas, as marcações são feitas sem a aplicação de um pigmento de cor.

“Uma das cavernas é tão rica nessas marcas feitas por crianças que sugere que era um espaço especial para elas, ainda que não se saiba se era por diversão ou ritual” 

Cooney.

As marcas também aparecem em cavernas na Espanha, Nova Guiné e Austrália. “Nós não sabemos por que as pessoas faziam isso, mas as marcas podem ter sido parte de rituais de iniciação ou simplesmente algo para se fazer em um dia chuvoso”, diz Cooney.

COPYRIGHT ATRIBUIÇÃO - NÃO COMERCIAL © 

Copyright Atribuição –Não Comercial© construindohistoriahoje.blogspot.com. Este texto está sob a licença de Creative Commons Atribuição-Não Comercial.  Com sua atribuição, Não Comercial — Este trabalho não pode ser usado  para fins comerciais. Você pode republicar este artigo ou partes dele sem solicitar permissão, contanto que o conteúdo não seja alterado e seja claramente atribuído a “Construindo História Hoje”. Qualquer site que publique textos completos ou grandes partes de artigos de Construindo História Hoje tem a obrigação adicional de incluir um link ativo para http:/www.construindohistoriahoje.blogspot.com.br. O link não é exigido para citações. A republicação de artigos de Construindo História Hoje que são originários de outras fontes está sujeita às condições dessas fontes e seus atributos de direitos autorais.



Você quer saber mais?




































Nenhum comentário:

Postar um comentário