domingo, 17 de fevereiro de 2013

A Evolução do Homem: os primatas.



Proconsul africanus. Imagem: Arquivo pessoal CHH.

Recentemente fui questionado por alguns amigos sobre a origem da Espécie Humana e sua similaridade com os símios ou "macacos antropomorfos" que correspondem à designação ampla na zoologia para as espécies da ordem dos primatas atuais e extintos muito próximos evolutivamente dos humanos. Dentre estás espécies posso citar; os gorilas, chimpanzés, bonobos, e orangotangos (chamados grandes símios) e os gibões. Junto com nos humanos pertencem à superfamília Hominoidea. Diante dessa dúvida achei interessante escreve uma postagem abordando os principais temas dessa questão símios e humanos.

Existem características bem marcantes nos primatas que são inter-relacionadas como o fato de ser placentários e mamíferos, sua capacidade craniana é percentualmente ligada ao tamanho de seus corpos.  As capacidades olfativas e sensório-motoras são bem desenvolvidas, seus olhos estão presentes na face possibilitando a estereoscopia (É um fenômeno natural que ocorre em muitos animais com dois pontos de visão para se obter informações do espaço tridimensional, através da análise de duas imagens obtidas em pontos diferentes e também no ser humano, quando uma pessoa observa em seu redor uma cena qualquer) [1]. Nas mãos a presença o polegar opositor facilita a habilidade de utilizar ferramentas para suas tarefas. Nos primatas, a combinação de polegares opositores, unhas curtas e longos e preênseis dedos é herança da prática ancestral de se agarrar em galhos, e permitiu, em parte, que alguns animais desenvolvesse a capacidade de braquiação (se locomover de galho em galho só com os braços)[2]. Nas fêmeas a presença das mamas esta na parte frontal do peito, aonde apoia em seus braço e/ou pernas seus filhotes recém-nascidos. Possuidores de uma capacidade de dissimulação entre si e com outras espécie se destaca como um ser astuto com uma dieta alimentar muito variada.

Os primatas são classificados em Pró-símios e símios. Os Pró-símios são uma forma mais primitiva, originários da Europa e América do Norte. Com focinhos alongados, cérebro pequeno e longa cauda. São pequenos e de grandes olhos, habitam florestas densas em locais escuros, inclusive de hábitos noturnos. Rápidos e discretos são bons em fuga, mas pouco especializados [3].

Encontramos atualmente três famílias de Pró-símios:

1-Lemures: são os mais primitivos estão limitados a regiões tropicais e possuem hábitos especialmente noturnos.

2-Lorsideos: vivem na África central, na Índia, Siri Lanka e Indonésia.

3-Tarsídeos: vivem na Malásia e Indonésia. Possuem cabeça arredondada com grandes olhos e características graciosas.

Os Símios, formam uma super-família com duas famílias bem distintas: os Platarríneos, com narinas afastadas, de tamanhos pequenos e de cauda preênsil. Estão atualmente limitados ao México e Brasil. Os Catarríneos, são a segunda família de símios. Não possuem a cauda preênsil, e o maxilar está restrito a 32 dentes. Sua área de extensão está restrita ao velho mundo [2].

Durante o OLIGOCENO (40-30 m.a.a [milhões de anos atrás]), a mais ou menos 38 milhões de anos Antes do Presente (A.P ou B.P before present) uma Época dentro do Período TERCIÁRIO surgiram os Branisella, uma espécie de Platarríneo como os do novo mundo. Seis gêneros são conhecidos atualmente na América do Sul. São espécies frugivaras com 36 dentes e narinas afastadas e caudas longas [2].