sábado, 30 de novembro de 2013

Misterioso álbum nazista de fotografias.


Há certamente muitos álbuns de fotos de líderes nazistas e muitos álbuns de fotos de vítimas dos nazistas. Mas é difícil imaginar que muitos álbuns que retratam tanto, com apenas algumas páginas.

Conhecemos pelo menos um e apareceu na cidade de Nova York. Seu criador foi capaz - aparentemente dentro de algumas semanas - fotografar Hitler como guerreou na Rússia e também fotografar algumas das primeiras vítimas daquela campanha brutal, conhecida como Operação Barbarossa, que começou há 70 anos.


Quatro páginas adiante há o próprio Hitler, esperando em uma estação de trem a chegada do almirante Miklos Horthy, regente da Hungria, com quem em breve estará de barganha na sede de guerra da Prússia Oriental conhecida como Toca do Lobo. O fotógrafo está a poucos metros de Hitler. Clique na imagem para ampliar.

Duas páginas deste álbum, na frente oriental, em 1941, são dedicadas aos prisioneiros. Alguns estão vestidos com trapos, alguns vestidos com uniformes do Exército Vermelho, alguns vestindo coletes com a estrela de Davi. Eles estão diante do que poderia ser sepulturas recém-cavadas. Em seis fotos quase íntimas, beirando o retrato, os homens olham vazios ou desafiadoramente para a câmera.


Hitler em um vagão de trem sauda e recebe saudações.

Claramente, este fotógrafo tinha muito acesso e não um pouco de talento.

Mas quem era ele? Seu álbum foi comprado em uma loja perfeitamente normal, não carrega nenhuma identificação ou inscrição. A legenda é visível em apenas em uma das fotografias.

E o que ele estava mostrando para a posteridade?


Enfermeiras saúdam Hitler. 

Em primeiro lugar, ele documentou o progresso através da Europa Oriental de um comboio de ônibus a serviço da Reichs-Autozug Deutschland, uma unidade do Partido Nazista, cuja responsabilidades incluíam a logística necessária para organizar manifestações de massa. A julgar pelas pichações escritas nas janelas do ônibus empoeirados, o itinerário global foi de Berlim-Minsk-Smolensk-Munique.  Marcos identificava ​​no álbum que o comboio fez o seu caminho através de Gdansk, na Polônia, que era então Danzig; Kaliningrado, na Rússia, que era então Königsberg, e Barysaw, Belarus.


Membro da PK faz filmagem no leste da Prússia.

Pouco do campo de batalha é visto, mas uma grande quantidade de destruição é evidente. Minsk, a capital do que era então a República Socialista Soviética da Bielorrússia caiu dentro de dias do início da Operação Barbarossa, está em ruínas. Há muitos pontos de vista sobre a paisagem, bem como imagens de camponeses.


A figura central do álbum, presumivelmente o próprio fotógrafo.


O fotógrafo é encontrado se recuperando em algum tipo de convalescença em casa. Ele possui seu prontuário até a câmera, mas é impossível de ler.


Na Baviera, vemos um pelotão de moto que parece estar encenando uma demonstração de suas proezas. 


Em Munique, o fotógrafo se reencontra com uma mulher bonita que pode, ou não, ser sua esposa. Ou irmã. Ou amante.

O álbum é de propriedade de um executivo de 72 anos na indústria da moda que vive em Nova Jersey e trabalha no distrito da moda de Manhattan. Ele emprestou ao The New York Times na esperança de que a cobertura da imprensa - e um melhor senso de proveniência do álbum - que aumentaria o seu valor. Ele gostaria de usar como um produto de venda, que ele espera ser "seis dígitos ou mais," para pagar as contas médicas e sair da dívida. Ele foi submetido à uma cirurgia e declarou falência pessoal. Nem todos os seus colegas e concorrentes sabem disso, ou que ele possui como um álbum, então ele pediu anonimato.

Ele disse que o álbum de fotos e 50 mil figurinhas de beisebol foram dadas a ele por um trabalhador braçal de seu conhecimento que tinha caído em tempos difíceis e teve de pedir dinheiro emprestado ao executivo. Os objetos totalizaram reembolso do empréstimo de dinheiro. O executivo disse que o trabalhador contou que ele havia recebido o álbum de um velho alemão, cujo gramado ele cuidava. Porque há nove fotos de Hitler no álbum de 24 páginas, todos os que lidaram com isso tinham certeza ele deve tem algum valor.


Um soldado com uma câmera passa por um tanque destruído.

"Eu sabia que tinha uma parte da história", disse o executivo, "e eu estava muito preocupado com isso cair nas mãos erradas. Mas minhas necessidades são grandes. "

Aceitamos a atribuição de detetive com o entendimento de que faríamos nossas conclusões públicas, mesmo que minaram o valor do álbum. E disse ao executivo que não iríamos perguntar a qualquer especialista para arriscar um palpite quanto ao valor monetário do álbum.

Nosso único interesse era em apresentar aos leitores um pouco das surpreendentes fotos e um close-up de um grande ponto de virada na Segunda Guerra Mundial e na resolução de um quebra-cabeça histórico.


Um soldado alemão caçando patos. 

"Este álbum é diferente da maioria dos outros álbuns na qualidade das fotos", disse Judith Cohen, diretor da coleção de referência fotográfica no museu. "O fotógrafo era claramente um profissional e sabia o que estava fazendo. É possível que seja um álbum pessoal de um artista PK. "





O PK, ou Propagandakompanie, foi a unidade de campo do corpo de propaganda da Wehrmacht. Assim que sozinha era uma vantagem valiosa. Mas a Sra. Cohen ofereceu uma pista ainda mais importante. Uma das fotos de prisão no álbum (Página 3 ) acabou por ser idêntica a fotografia. 1907/15 do Steven Spielberg Jewish Film Archive, na coleção de Yad Vashem , Mártires do Holocausto "e Heroes 'Remembrance Authority, em Jerusalém.

Isso identificou a localização do campo de prisioneiros em Minsk e fixou o ano de 1941. Ele estabeleceu que os uniformes vistos em alguns dos prisioneiros - incluindo a budenovka distintamente apontou ( Página 8 ) - foram os do Exército Vermelho. E ele trouxe Daniel Uziel, o chefe do coleções de fotos em Yad Vashem, na conversa.


"Era muito comum para oficiais comandantes PK ou mesmo os fotógrafos individuais para preparar álbuns de fotos privados", disse ele. "Estes foram mantidos tanto por pessoal da empresa ou foram dadas a generais, os membros do partido, etc

"A divulgação da fotografia PK após a Segunda Guerra Mundial é um tema fascinante e apenas parcialmente pesquisado," disse o Dr. Uziel. "Esta é, obviamente, um daqueles casos em que fotos da PK encontraram seu caminho para fora da fraternidade de propaganda de guerra e seus arquivos relacionados. Recentemente, soube que alguns comitês históricos judaicos ativos na Europa, imediatamente após o final da Segunda Guerra Mundial tem em suas mãos as cópias de tais fotos ".


Página 9: Em um campo de prisioneiros em Minsk. "Não há muitas fotos de prisioneiros de guerra judeus marcados", disse Daniel Uziel de Yad Vashem ", porque, geralmente, eles foram entregues à SS dentro de um curto espaço de tempo da sua marcação e foram devidamente executados."

Depois de olhar para imagens selecionadas enviadas a ele por e-mail, o Dr. Uziel disse: "Embora algumas fotos são claramente propagandístico e tiro de acordo com as orientações oficiais, a maioria das fotos são típico" campo de batalha e turismo "na natureza." Ele explicou que o imagens na vertical, cortadas de prisioneiros individuais eram padrão "retratos PK de prisioneiros de guerra soviéticos, feitas ao longo de regulamentos e pedidos específicos por parte da Wehrmacht e do Ministério da Propaganda".


"Eu diria que somente aqueles claramente marcados com o emblema amarelo são judeus", escreveu o Dr. Uziel. "Não há muitas fotos de prisioneiros de guerra judeus marcados porque, geralmente, eles foram entregues à SS dentro de um curto espaço de tempo da sua marcação e foram devidamente executados."


Minsk não era apenas a definição do campo de prisioneiros, mas também a cidade cujas ruas e edifícios bombardeados aparecem em várias fotos. Isso foi confirmado quando o professor Larry Wolff, da Universidade de Nova York, o diretor do Centro de Estudos europeus e mediterrânicos, reconheceu as torres barrocas da Santíssima Virgem Maria, Igreja Católica Romana. O drumlike Opera and Ballet Theater é um outro marco inconfundível.


Página 6:  Igreja Católica Romana Santíssima Virgem Maria, em Minsk são visíveis através dos edifícios escavado pelas bombas alemãs.

O que foi mais útil para estabelecer a datação do álbum foi o encontro entre Hitler e Horthy em setembro de 1941. Era conhecida até mesmo para o público americano através Revista Life, que publicou uma foto que parece ter sido tomada apenas alguns centímetros de distância de onde o fotógrafo PKs ficou na estação de trem onde os dois líderes se encontraram. O cenário era Ketrzyn, Polônia, em seguida, uma cidade da Prússia Oriental chamado Rastenburg, onde Hitler tinha a sede guerra conhecida como Toca do Lobo (Wolfsschanze).


Página 13: Adolf Hitler e o almirante Miklos Horthy, regente da Hungria, reuniu-se em setembro de 1941. 

"Aqui Horthy insistiu que a força expedicionária húngara fosse retirada do front russo, acreditando que a campanha russa tinha praticamente acabado", disse o professor Istvan Deak , da Universidade de Columbia. "Hitler deu o seu consentimento."

(Horthy e Hitler não estavam sozinhos em acreditar que a campanha estava quase no fim, no outono de 1941, depois que as tropas alemãs haviam feito progresso espetacular em seu avanço em direção a Moscou. Mas, quando o rolo compressor foi parado pela resistência dos cidadãos russos e soldados, e o inverno russo, em conjunto, a maré transformou-se  dramaticamente.)


Página 5: A linha de frente cemitério militar alemão.

Apenas alguns nomes encontram-se no disco. Entre eles estão aqueles sobre os marcadores de que o Dr. Uziel descreveu como um cemitério militar alemão padrão estabelecido perto das linhas de frente, com um edifício por trás dele, cuja modernidade e solidez sugere arquitetura soviética. Os nomes que são legíveis incluem:

Ogefr. (Corporal Senior) Gust. Dumke, Flieg. (Força Aérea privada) Fried. Gebhardt, Kf. (Driver) Kurt Henze, Gefr. (Corporal) Bernh. Klassen, Uffz. (Sargento) Albert Mann, Schtz. (Private) Fritz Wagner e Uffz. (Sargento) Albert Zimmer.

Ao longo de sete décadas,  apenas duas fotografias caíram do álbum. Uma está faltando. A outro uma foto de um grupo de 11 oficiais está solta, permitindo uma legenda levemente a lápis para ser lido, colocando-a em Bregenz, na Áustria, em 1 de Janeiro de 1942.


Este retrato de grupo foi impressa em um papel muito diferente. É a única imagem solta no álbum com uma legenda.


A parte final do álbum está centrada na Bavária, primeiro na Gebirgs-Motor-Sportschule (Mountain Motorsports Escola), na cidade de Kochel e, operada pela National Socialist Motor Corps. Em seguida, ele move-se para Munique, onde o fotógrafo vestidos em roupas civis e parece ter uma companheira ao seu lado - ou em seu visor - em todos os momentos. "Ela está fazendo o seu melhor para olhar como Marlene Dietrich", observou o professor Marvin J. Taylor , o diretor da Biblioteca Fales e Coleções Especiais na Universidade de Nova York, enquanto olhava para uma pose particularmente atraente.


Page 24: Fora da Ópera do Estado da Baviera, em Munique.