domingo, 15 de fevereiro de 2015

História Contemporânea do século XX. Parte I.



CHH

De certa forma, o século XX começou, de fato, em 1914, com o advento da Primeira Guerra. Isso porque esse acontecimento foi um marco na história mundial e na história das guerras. A dimensão catastrófica que a “A grande guerra”, como foi chamada, assumiu era sem precedentes. Mais uma vez o mapa da Europa foi radicalmente transformado, sobretudo após o Tratado de Versalhes. Os grandes impérios nacionalistas entraram em colapso, e novas formas de organização política e militar surgiram. A Revolução Russa, completada nos últimos meses de 1917, e a consequente formação da URSS são exemplos dessas novas formas de organização política, bem como a ascensão de regimes como o Nazismo e o Fascismo.

Em pouco mais de vinte anos (de 1918 a 1939) o mundo foi abarcado por uma nova guerra mundial, ainda mais catastrófica que a primeira. A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) revelou várias formas de destruição em massa de vidas humanas, desde o holocausto dos judeus (um genocídio programado e executado em escala industrial) até o uso de bombas incendiárias e, por fim, o uso das bombas atômicas. Após 1945, mais uma vez, o mapa geopolítico foi transformado.

A chamada Guerra Fria dominou o cenário mundial de 1945 a 1989. Durante esse período, vários focos de guerra de diferentes tipos e por motivos diversos espalharam-se pelo mundo. A ordem geopolítica foi dividida entre as democracias ocidentais, de orientação liberal e lideradas pelos EUA, e os países comunistas, de orientação intervencionista e antidemocrática, liderados pela URSS. Vários são os pontos que caracterizaram esse período, desde as corridas armamentista e espacial até a Construção do Estado de Israel e as guerras no Oriente Médio. Marcaram esse período também a construção do Muro de Berlim e a sua posterior queda, o esfacelamento do império soviético, a hegemonia americana e a atual ascensão da China e da Rússia como novas potências hegemônicas.

O século 20 começa com o Brasil em recuperação econômica, adotando um modelo agrário, fortemente sustentado com a exportação de café, borracha, algodão e cacau. Os Estados Unidos substitui a Inglaterra como a maior potência econômica do Planeta.

Eventos que marcaram a  Idade Contemporânea do século XX no Brasil.

1900 - A Comissão de Arbitragem de Genebra concede ao Brasil a posse do território do Amapá após conflitos territoriais com franceses, holandeses.

1902 - Toma posse o paulista Rodrigues Alves, como Presidente da República.

1903 - Incorporação do Acre. A antiga província da Bolívia, era habitada por por muitos brasileiros que exploravam a borracha. O Barão do Rio Branco negociou a incorporação do território ao Brasil mediante o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas pelo Acre e a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, que daria à Bolívia uma saída para o Oceano Atlântico.

1904 –  O sanitarista Oswaldo Cruz inicia campanha para a erradicação de epidemias de varíola e febre-amarela.

1906 - Em Paris, o mineiro Santos Dumont inaugurou a era da aviação com seu 14 Bis.

Afonso Pena foi eleito presidente

1907 - O Brasil participou pela primeira vez de uma conferência mundial: a segunda Conferência de Paz, em Haia. Foi enviado o jurista baiano Ruy Barbosa.

1908 - O cientista baiano Pirajá da Silva descobriu o agente patogênico da esquistossomose.

1909 - Nilo Peçanha, vice-presidente, assume a Presidência após a morte de Afonso Pena.

1910 - O gaúcho Hermes da Fonseca disputou as eleições presidenciais com o baiano Ruy Barbosa e sai vitorioso.

1912 - O Marechal Hermes da Fonseca autoriza o Bombardeiro de Salvador, em defesa de seu ministro J. J. Seabra, candidato ao governo da Bahia. Tiros de canhões destroem vários prédios históricos da primeira capital do Brasil. A Biblioteca Pública é incendiada, imensa documentação histórica e milhares de livros transformam-se em cinzas. O saldo de mortos e feridos é incerto.

Em outubro, inicia-se a Guerra do Contestado, envolvendo disputas de território entre os estados do Paraná e Santa Catarina.

1914 - Começa a Primeira Guerra Mundial. Wenceslau Brás foi eleito Presidente.

1916 - Promulgado o primeiro Código Civil Brasileiro.

1917 - O Brasil entrou na Primeira Guerra Mundial, após o afundamento de navios brasileiros.

1918 - Rodrigues Alves foi eleito Presidente da República, mas é vítima da gripe espanhola. Delfim Moreira, tomou posse em seu lugar e permaneceu até a convocação de novas eleições, quando o paraibano Epitácio Pessoa foi eleito.

1930 - Getúlio Vargas liderou uma revolução que depôs o presidente Washington Luís. Ditadura Vargas►

1939 - A Alemanha invadiu a Polônia e começou a Segunda Guerra Mundial.

1942 - O Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial.

1945 – A Segunda Guerra Mundial foi vencida pelos Aliados. Fundou-se a Organização das Nações Unidas, junto com um Conselho de Segurança para a preservação da paz.

Nas primeiras eleições, após a guerra, é eleito presidente Eurico Gaspar Dutra.

1946 – Após a instalação de uma Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou uma nova Constituição que restabeleceu os direitos individuais, aboliu a pena de morte, devolveu a autonomia de estados e municípios com independência dos três poderes – Legislativo, Judiciário e Executivo. Estabeleceu as eleições diretas para Presidente, com mandato de cinco anos.

1947 – Sob fortes pressões da Guerra Fria o Brasil decretou a ilegalidade do Partido Comunista Brasileiro (PCB), cassou parlamentares desse partido, fechou a Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT), interveio em centenas de sindicatos e rompeu relações diplomáticas com a União Soviética.

1950 – Getúlio Vargas, eleito Presidente, deu continuidade a uma política nacionalista e populista.

Setembro, 18 - A televisão é inaugurada no Brasil pelo magnata paraibano Assis Chateaubriand, dono da TV Tupi de São Paulo. Existiam apenas cerca de 200 aparelhos de TV, na data. No final do ano seguinte seriam mais de seis mil aparelhos.

1954 - Pressionado, o Presidente Vargas suicida-se. Toma posse o Vice João Café Filho.

1955 - Juscelino Kubitschek é vitorioso nas eleições para presidente.

1956 - JK envia ao Congresso Nacional o projeto para construção da nova capital brasileira, Brasília.

1961 - Jânio Quadros toma posse como presidente da república e adota, desde o inicio de seu governo, medidas anti-inflacionárias. Sua política de aproximação com o bloco comunista, no entanto, desagradou grupos que o apoiaram nas eleições; a repressão a movimentos de oposição desagradou os esquerdistas; e sua política de austeridade baseada no congelamento dos salários e restrição ao crédito desagradou a classe média. Isolado politicamente, Jânio Quadros renunciou em agosto de 1961. Uma tentativa de golpe tentou impedir que o vice-presidente João Goulart assumisse a presidência, a solução acordada foi a instauração de um governo parlamentarista.

1964 - Golpe e Ditadura Militar►

1985 - Redemocratização►

Eventos que marcaram a  Idade Contemporânea do século XX no mundo.

A corrida espacial
Uma competição tecnológica entre Estados Unidos e União Soviética, que culminou na primeira viagem extraterrena.

A Criação do Estado de Israel

Desde a criação do Estado de Israel, o Oriente Médio tornou-se cenário de conflitos desordenados entre judeus e árabes.

A Idade Contemporânea
Idade Contemporânea, Guerra entre palestinos e judeus, crise do petróleo, guerra do golfo, fim da união soviética, guerra dos seis dias, guerra do canal de Suez, guerra do Camboja, guerra do Afeganistão, queda do muro de Berlim (Alemanha), Bulgária, Polôn

A ideologia imperialista

A teoria que justificou a dominação afro-asiática.

A Iugoslávia

Com a morte de Tito, a Iugoslávia enfraqueceu-se. Esse foi um dos motivos que desencadearam uma terrível guerra civil entre as diferentes etnias que compunham o país.

A política de portas abertas

A diretriz dos EUA com relação ao imperialismo.
A queda de Ceausescu e a Revolução Romena
Conheça a Revolução Romena de 1989, exceção violenta na transição do socialismo soviético à democracia representativa.

A questão basca

Organização das Nações Unidas, ONU, mundo contemporâneo, Conferência de Yalta, Conferência de San Francisco, Conselho de Segurança, UNESCO, FAO, OIT, UNICEF, FMI, Conselho de Segurança, Guerra do Iraque, Ban Ki-Moon.

A questão da Irlanda

Um longo conflito que tomou conta da Grã-Bretanha.

A Renúncia de Fidel Castro

Fatores que implicaram na renúncia de Fidel Castro.

A Reunificação da Alemanha

A queda do muro de Berlim simbolizou a reunificação da Alemanha e o fim da Guerra Fria.

A Revolução Chinesa
A longa revolução que transformou a China em uma nação comunista.

A revolução xiita no Irã

O processo revolucionário que instituiu a hegemonia dos aiatolás no Irã.

A Unificação Italiana
Saiba mais sobre a Unificação italiana, a queda do Antigo Regime os movimentos nacionalistas.

AK-47: a arma mais versátil do mundo

Conheça um pouco da história do rifle AK-47, considerado a arma mais versátil do mundo.

Assalto ao quartel Moncada e a Revolução Cubana

O assalto ao quartel Moncada, em 1953, resultou na prisão e exílio de Fidel Castro no México, onde ele formaria a guerrilha com a qual voltaria a Cuba.

Bloco Europeu

O Bloco Europeu, bloco europeu, Plano Marshall, reconstrução da Europa Ocidental, CECA, MCE, CEE, UE, União Européia, o bloco europeu, blocos europeus, criação do bloco europeu.

Bloco Norte-Americano

Bloco Norte-Americano, o bloco americano, o bloco norte-americano, a criação do Nafta, criação do Nafta, Nafta, North American Free Trade Agreement.

Blocos Econômicos

Saiba como e por que os blocos econômicos foram organizados na Europa e em outras regiões do planeta.

Bloqueio de Berlim e a Guerra Fria
O Bloqueio de Berlim foi mais um dos episódios da Guerra Fria, acirrando os ânimos dos países das duas áreas de influência que existiam no planeta.

Breve História da televisão

Conheça a história da televisão, meio de comunicação presente em quase todas as casas ao redor do mundo.

Comuna de Paris

Veja aqui a história da Comuna de Paris (1871), primeiro governo liderado pelos trabalhadores na história da humanidade.

Comunismo

Saiba sobre o Comunismo e conheça a ideologia de Karl Marx.

Conflito na Chechênia

As origens e episódios que marcam este conflito estabelecido na região no Cáucaso.

Conflito no Quênia

Compreenda as origens desse conflito deflagrado no continente africano.

Congresso de Viena

O evento que reconstruiu o poder monárquico europeu no século XIX.
Crise de 29

A crise que causou um grande abalo no sistema capitalista.

Crise do Petróleo

As crises que mostram a situação da economia internacional pós-Segunda Guerra.

Crise dos Mísseis

Uma das mais graves crises políticas desenvolvidas durante a Guerra Fria.

Crise no Marrocos

A crise no Marrocos foi desencadeada pela ambição de várias potências colonialistas.

Darwinismo social

A teoria nascida das ideias de Charles Darwin.

Descolonização Afro-asiática

O processo e as conseqüências da formação de nações livres do julgo imperialista.

Ditaduras Latino-americanas
O processo que permitiu a instalação de ditaduras na América Latina.

Doutrina Keynesiana

As diretrizes e concepções dessa corrente de pensamento econômico.

Escândalo de Watergate

O escândalo político que abalou a integridade do cargo presidencial norte-americano.

Fascismo na Itália

O crescimento e a ascenção do fascismo na Itália.

Fim da União Soviética

As transformações e descaminhos que deram fim à União Soviética.

Franquismo

O conflituoso processo que instalou o totalitarismo na Espanha.

Grande Salto para Frente na Revolução Chinesa

O Grande Salto para Frente criou as Comunas Populares na China e pretendeu transformar culturalmente o país.

Guernica, a história de uma obra

Conheça a história de Guernica, uma das mais conhecidas obras de Pablo Picasso.

Guerra contra civis

Veja como as guerras do século XX afetaram os civis e como a inserção de novas tecnologias bélicas resultou em uma maior quantidade de mortes entre a população civil.

Guerra da Coreia

Guerra da Coreia: uma das guerras que movimentaram a chamada "Guerra Fria".

Guerra de Secessão

A guerra civil que marcou uma importante página da história dos EUA.

Guerra do Afeganistão

O conflito entre os mujahedins e as tropas soviéticas que marcou o fim da ordem bipolar.

Guerra do Golfo

O conflito que marcou as diputas pelo petróleo no Oriente Médio.

Guerra dos Seis Dias e o poder israelense

Com a Guerra dos Seis Dias, Israel conseguiu ampliar seu território e tornar ainda mais tensa a situação no Oriente Médio. Clique aqui e saiba mais!

Guerra Franco-Prussiana e os nacionalismos

Saiba mais sobre a Guerra Franco-Prussiana e o desenvolvimento do nacionalismo na França e na Alemanha.

Guerra Ultramar e a descolonização da África

Veja aqui mais sobre a Guerra Ultramar e como as colônias portuguesas (Angola, Moçambique e Guiné-Bissau) conseguiram a independência de Portugal no processo chamado de descolonização da África.

Guerrilha e terrorismo

Saiba como diferenciar um grupo terrorista de uma guerrilha armada.

Independência do Congo

Saiba como o processo de descolonização africana resultou na independência do Congo e como os Estados Unidos financiaram um golpe de Estado no Congo que durou 32 anos.

Iraque e Estados Unidos: um novo New Deal?

Saiba mais sobre a política do New Deal implantada nos EUA na década de 1930, a fim de superar a crise de 1929, e conheça as motivações que levaram a II Guerra Mundial e a Guerra do Iraque em 2003.

Ku Klux Klan

A organização racista que aterrorizou os Estados Unidos no século XIX.

Máquina Enigma

Conheça a história da criação e implementação da máquina Enigma, um dispositivo de emissão de mensagens em códigos cifrados criptográficos.

Massacre de Nanquim

Um evento genocida questionado por alguns historiadores da atualidade.

Morte de Osama Bin Laden

Saiba mais sobre o dia 02 de maio de 2011, data da morte de Osama Bin Laden, o inimigo público dos Estados Unidos, executado por forças armadas norte-americanas, no Paquistão.

Movimento Punk

Da origem sarcástica ao uso na grande mídia.

Nacionalismo

O movimento que tomou força ao longo do século XIX.

Natureza Humana e Tecnologia

Saiba dos problemas referentes à relação entre Natureza Humana e Tecnologia.

Neocolonialismo

As ações e disputas que marcaram a ação imperialista durante o século XIX.

Neoliberalismo

As diretrizes de um modelo de desenvolvimento em crise.

New Deal

New Deal, liberalismo clássico, crise de 1929, Franklin Delano Roosevelt, John Maynard Keynes, história do capitalismo, welfare state, estado de bem estar social, história econômica.

O Capitalismo Financeiro

O Capitalismo Financeiro ou monopolista desenvolveu-se a partir das transformações industriais, tecnológicas e pelo exacerbado crescimento populacional mundial.

O período romântico na literatura mundial

Estudar o período romântico na literatura implica na possibilidade de o homem reconhecer as transformações ocorridas na época.

O radicalismo islâmico do grupo terrorista EIIS

Conheça os principais aspectos do grupo terrorista Estado Islâmico e seus principais objetivos político-religiosos e ações violentas.

Ofensiva dos EUA na invasão da Baía dos Porcos

Conheça a ação militar dos EUA para tentar derrubar o governo de Castro recém-instaurado em Cuba.

ONU

A trajetória da instituição criada no pós-Segunda Guerra.

Os Novos Tigres

As nações asiáticas que vêm usufruindo de notáveis índices de crescimento econômico.

Os Panteras Negras e a luta racial nos EUA

Conheça o Partido dos Panteras Negras e suas principais características.

Perestroika e glasnost na URSS

Saiba o que foi a perestroika e glasnost, bem como o que Gorbatchev pretendia com elas.

Plano Marshall

O plano econômico que visou recuperar o capitalismo europeu após a Segunda Guerra Mundial.

Primavera de Praga

O movimento que buscou reformar o socialismo na República Tcheca.

Primavera dos Povos

Os levantes que mostraram o poder de mobilização das classes populares na Europa.

Primeira Guerra Árabe-Israelense, 1948-1949

Saiba mais sobre a Primeira Guerra Árabe-Israelense e o surgimento da Questão Palestina.

Programa nazista lebensborn

Saiba mais a respeito do programa lebensborn, desenvolvido pelas SS nazistas nos anos iniciais da Segunda Guerra.

Regimes Totalitários

Contextualização histórica da formação dos regimes totalitários.


República de Weimar e a ascensão do nazismo

Marcada por intensos conflitos sociais, a República de Weimar teve em seu fim a ascensão de Hitler ao poder.

Revolução Cubana

Histórico de Cuba, os principais nomes da revolução cubana e a Renúncia de Fidel Castro.

Revolução Cultural Chinesa 1966-1976

A Revolução Cultural Chinesa pretendia aprofundar as conquistas da revolução de 1949 e atacar os adversários de Mao Tsé-tung.

Revolução dos Cravos

A revolução que deu fim ao salazarismo em Portugal.

Revolução e Contra Revolução

Uma discussão sobre dois conceitos que permeiam diversas experiências históricas.


Salazarismo
O regime totalitário que dominou o Estado português.

Socialismo

O Socialismo configurou uma nova forma de enxergar a condição do homem e sua história.

Socialismo Cristão

O movimento que colocou a fé como instrumento de transformação política.

Socialismo Utópico

As teses e perspectivas defendidas pelos primeiros pensadores socialistas.

Socialismo x Anarquismo

As diferenças políticas entre estas duas correntes de pensamento.

Tchecoslovaquia
Formação da Tchecoslováquia, o comunismo na Tchecoslováquia, a divisão da Tchecoslováquia, a Tchescolováquia na Segunda Guerra Munidal.

Terrorismo nos EUA

Terrorismo nos EUA, fatos e acontecimentos terroristas nos EUA, O dia 11 de Setembro.

Terrorismo nos EUA: 11 de setembro de 2001

Saiba mais sobre o terrorismo ocorrido no dia 11 de setembro de 2001, quando terroristas conseguiram driblar a segurança de uma das principais potências militares do mundo.

Unificação Alemã

Unificação Alemã, Século XIX, política das nacionalidades, a Europa durante o século XIX, Confederação Alemã, Prússia, Áustria, Guerra Franco-Prussiana, Otto Von Bismarck.

Vida e morte de Nelson Mandela

Saiba mais sobre a vida de Nelson Mandela, importante figura política mundial do século XX.

Vietnã x Iraque

A comparação a ser feita entre esses dois conflitos envolvendo os EUA.

CHH