quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A Terceira Onda, de 1967, contada pelo professor Ron Jones. Parte II.

Capa do livro The Wave de Todd Strasser.
Mais uma vez eu enfrentei o pensamento de encerrar a experiência ou deixá-la seguir seu próprio curso. Ambas as opções eram impraticáveis. Se eu parasse o experimento um grande número de alunos ficariam suspensos. Eles haviam se comprometido na frente de seus colegas para o comportamento radical. Emocionalmente e psicologicamente se expuseram. Se eu de repente sacudiu-los de volta à realidade da sala de aula eu iria enfrentar um confuso grupo de alunos pelo restante do ano. Seria muito doloroso e humilhante para Robert e os alunos como ele, pois chegar e disser que é apenas um jogo seriam frustrante. Eles seriam levados ao ridículo pelos alunos mais “brilhantes” que participaram de uma forma ponderada e cautelosa. Eu não poderia deixar de pensar em Roberts.

Professor Ron Jones explicando como aplicou a pesquisa em a Terceira Onda.

A outra opção era simplesmente deixar a experiência correr o seu curso, mas estava fora de questão. As coisas já estavam ficando fora de controle. Quarta-feira à noite fui avisado que alguém tinha invadido a sala de aula e saqueado o local. (Mais tarde eu descobri que era o pai de um dos alunos. Ele era um coronel da Força Aérea aposentado, que passou algum tempo num campo de prisioneiros de guerra alemães. Ao saber da nossa atividade, ele simplesmente perdeu o controle e tarde da noite invadiu o quarto e destruiu tudo que pode. Eu o encontrei naquela manhã encostado contra a porta da sala. Ele me contou sobre seus amigos que tinham sido mortos na Alemanha. Ele estava me segurando e agitando. Ou seja atacado ele implorou que eu o entendesse e ajudasse a voltar para casa. Liguei para sua esposa e com a ajuda de um vizinho ele voltou para casa. Passamos horas falando sobre o que sentia e fazia, mas a partir desse momento, na quinta-feira de manhã eu estava mais preocupado com o que poderia estar acontecendo na escola .

Cena do filme The Wave de 1981

Eu estava cada vez mais preocupado sobre como a nossa atividade estava afetando a faculdade e outros estudantes da escola. A Terceira Onda estava perturbando o aprendizado normal. Os estudantes foram a corte da classe para participar e os conselheiros da escola estavam começando a questionar todos os alunos da classe. A Gestapo da Terceira Onda estava trabalhando na escola. Confrontado com esta experiência explodindo em cem direções, eu decidi tentar uma estratégia de basquete. Quando você está jogando contra todas as probabilidades a melhor ação a ser tomada é tentar o inesperado. Isso é o que eu fiz.

Na quinta-feira a classe tinha aumentado de tamanho para mais de oitenta alunos. A única coisa que permitiu que todos eles coubessem na sala foi a disciplina imposta de sentar-se em silêncio em atenção. Uma estranha calma estava em vigor quando em uma sala cheia de pessoas toda sentam-se atentas e ansiosas. Ele me ajudou a aproximá-los de uma forma deliberada. Eu falei sobre o orgulho. "O orgulho é mais do que banners ou saudações. Orgulho é algo que ninguém pode tirar de você. É saber que você é o melhor ... Não pode ser destruído ..."

Em meio a esta crescente eu mudei abruptamente e baixei minha voz para anunciar a verdadeira razão da Terceira Onda. Em tom metódico e lento eu expliquei o que estava por trás da Terceira Onda. "The Third Wave não é apenas uma atividade ou experiência em sala de aula. É muito mais importante do que isso. A terceira onda é um programa nacional para encontrar alunos que estão dispostos a lutar para uma mudança política no país. Entenderam. Esta atividade que temos vindo tem sido uma prática para algo muito maior. Em todo o país professores como eu estão recrutando e treinando uma brigada de jovens capazes de mostrar à nação uma sociedade melhor através da disciplina, da comunidade do orgulho, e da ação. Se nós podemos mudar a maneira que a escola esta executado suas atividades, nós podemos mudar a maneira que as fábricas, lojas, universidades e demais instituições são executadas. Você faz parte de um seleto grupo de jovens escolhidos para ajudar nesta causa. Se você vai se levantar e mostrar o que você aprendeu nos últimos quatro dias ... podemos mudar o destino desta nação. Podemos trazer um novo senso de ordem. orgulho da comunidade e ação. Um novo propósito. Tudo cabe a você e sua vontade de tomar uma posição. "

Para dar validade à seriedade das minhas palavras virei-me para as três alunas da classe que eu sabia haviam questionado a Terceira Onda. Exigi que saissem da sala. Eu expliquei por que eu agia assim, em seguida, escolhi quatro guardas (alunos) para escoltar as 3 alunas até a biblioteca e para impedi-las de entrar na classe até sexta-feira. Então, em estilo dramático, informei a classe de um comício especial ao meio-dia naar na sexta-feira. Esta seria uma reunião somente para os membros da Terceira Onda .

Foi uma aposta selvagem. Eu apenas continuei conversando. Com medo de que se eu parasse de rir ou alguém fizesse uma pergunta o grande esquema iria se dissolver no caos. Eu expliquei como ao meio-dia na sexta-feira um candidato a presidente nacional anunciaria a formação de um Programa de Juventude Nacional da Terceira Onda. Simultaneamente a este anúncio mais de 1000 grupos de jovens de toda parte do país poderiam se levantar e mostrar o seu apoio ao movimento. Disse-lhe que eles foram os alunos selecionados para representar a sua região. Eu também questionava se eles poderiam fazer uma boa exibição, porque a imprensa foi convidada para gravar o evento. Ninguém riu. Não havia um sopro de resistência muito pelo contrário. Um passo de febre de excitação aumentava em toda a sala. "Nós podemos fazer isso!" "Devemos usar uma camisa branca?" "Podemos trazer amigos?" "Sr. Jones, você viu o anúncio na revista" Time "?
O gancho veio quase que por acidente. Era um anúncio colorido de página na edição atual do Tempo para alguns produtos de madeira. O anunciante identificado o seu produto como a terceira onda. O anúncio proclamava em grandes letras vermelhas, brancas e azuis, "A Terceira Onda está chegando." ''Isso é parte da campanha, Sr. Jones? "É um código ou algo assim?" Sim.1 "Agora ouça com atenção."

"Está tudo pronto para amanhã. Estejam no pequeno auditório dez minutos antes das 12:00. Todos sentados. Estejam pronto para mostrar a disciplina, comunidade e orgulho que vocês tem aprendido. Não fale com ninguém sobre isso. Este reunião e apenas para os membros ".

Força através da compreensão

Na sexta-feira, último dia do exercício, passei a manhã preparando o auditório para a reunião. Ao todo eram 1130 alunos formigando pelos corredores no caminho para o auditório. Fila após fila começou a encher. Um silêncio abafado envolvia o auditorio. Banners da Terceira Onda estavam pendurados como nuvens sobre todo o auditório. Aos doze horas em ponto eu fechei o auditório e coloquei alunos guardando cada porta. Vários amigos meus estavam posando como repórteres e fotógrafos e começaram a interagir com a multidão tirando fotos e anotando frenéticas notas descritivas. A fotografia do grupo foi tirada. Mais de duzentos estudantes estavam amontoados na sala. Não é um lugar vago pode ser encontrado. O grupo parecia ser composto por estudantes de muitas turmas. Lá estavam os atletas, as eminências sociais, os líderes estudantis, os solitários, o grupo de crianças que sempre deixou a escola cedo, os motociclistas, alguns representantes do grêmio estudantil, e alguns dos alunos que saiam da lavanderia. Todas as tribos e grupo, no entanto parecia que uma força fazia com que eles se sentassem em perfeita atenção. Todas as pessoas com foco na televisão eu tinha colocado na frente do palanque do auditório. Ninguém se mexeu. No auditório não se ouvia som nenhum. Era como se estivéssemos todos testemunhando um nascimento. A tensão e expectativa eram inacreditáveis.

"Antes de iniciar a conferência de imprensa nacional, que começa em cinco minutos, eu quero demonstrar para a imprensa a extensão da nossa formação." Com isso, eu dei a saudação seguida automaticamente por duas centenas de braços erguidos em resposta. Eu então disse as palavras "Força através da disciplina", seguido por um coro repetitivo. Fizemo-lo novamente, e novamente. Cada vez que era repetida em voz mais alta. Os fotógrafos estavam circulando ao redor e tirarando fotos, mas até agora eles foram ignorados. Eu reiterei a importância deste evento e pedi mais uma vez para que dessem um show de lealdade. Foi à última vez que eu iria pedir a alguém para recitar. O auditório abalou com um grito gutural, "Força através da disciplina".

Era 12:05. Eu desliguei as luzes na sala e caminhei rapidamente para a televisão. O ar na sala parecia estar secando. Eu sentia dificuldade para respirar e ainda era mais difícil falar. Era como se o clímax das almas gritando haviam empurrado para fora tudo que havia no auditório. Liguei o aparelho de televisão. Eu agora estava parado ao lado da televisão de frente para a sala cheia de pessoas. A máquina veio à vida produzindo um campo luminoso da luz de fósforo. Robert estava ao meu lado. Eu sussurrei para ele para ver de perto e prestar atenção nos próximos minutos. A única luz na sala era proveniente da televisão e ia em direção ao rosto dos alunos. Olhos cansados e puxados para a luz, mas o padrão não se alterou. A sala ficou com um silêncio mortal esperando. Era como uma guerra mental entre as pessoas na sala e a televisão. A televisão ganhou. O brilho branco do padrão de teste não se encaixa na visão de um candidato político. Eu só lamentei o que viria a seguir. Ainda assim vi os telespectadores persistentes. Deve haver um programa. Onde ele está? O transe com a televisão continuou durante o que pareceu horas. Era 12:07. Nada. Um campo em branco de branco. Isso não vai acontecer. Antecipação ligado à ansiedade e à frustração. Alguém se levantou e gritou.

"Não há nenhum líder nacional da Terceira Onda na televisão?" "Todos ficaram em choque. Primeiro para o estudante desesperado e depois voltararm-se para a televisão. Seus rostos tinham olhares de descrença.
Na confusão do momento em que me movia lentamente em direção à televisão. Eu desliguei. O auditório permaneceu em silêncio fixa, mas pela primeira vez, eu podia sentir a respiração das pessoas. Os estudantes estava retirando seus braços atrás de suas cadeiras. Eu esperava uma enxurrada de perguntas, mas tinha uma tranqüilidade intensa. Comecei a conversar. Cada palavra parecia ser tomada e absorvida.
"Ouça com atenção, eu tenho algo importante para lhe contar." "Sentem-se." "Não há um líder! Não existe tal coisa como um movimento nacional de juventude chamada Terceira Onda. Vocês foram usados e manipulados. Empurrados por seus próprios desejos para o lugar que você se encontra agora. Vocês não são melhores ou piores do que os alemães nazistas, que estávamos estudando. "

"Você pensou que você fosse o eleito. Que você era melhor do que aqueles que estão fora desta sala. Você negociou sua liberdade para o conforto da disciplina e superioridade. Escolheu aceitar o grupo e uma grande mentira sobre a sua própria convicção. Você acreditava que poderia sair quando quisesse?. Mas onde você estava indo? Até onde você teria ido? Deixe-me mostrar-lhe o seu futuro. "

Com isso eu liguei um projetor de tela. Ele rapidamente iluminou um pano branco pendurado atrás da televisão. Um grande número apareceu em uma contagem regressiva. O rugido do festivais nazistas em Nuremberg explodiu na visão. Meu coração estava batendo. Em imagens fantasmagóricas da história do Terceiro Reich, desfilou pela sala. A disciplina. A marcha da super-raça. A grande mentira. Arrogância, violência, terror. As pessoas sendo empurradas para vans. O fedor visual dos campos de morte. Rostos sem olhos. Os ensaios. O fundamento da ignorância. Eu só estava fazendo meu trabalho. O meu trabalho. Tão abruptamente como começou o filme congelou a uma parada em um único frame escrito. "Todo mundo tem que aceitar a culpa, ninguém pode alegar que não participou de alguma forma."

A sala ficou escura quando as imagens finais do filme apareceram contra o projetor. Senti-me mal com dor no estômago. O suor de todos no auditório cheirava como um vestiário. Ninguém se mexeu. Era como se todo mundo quisesse dissecar o momento, descobrir o que havia acontecido. Como o despertar de um sono profundo de sonho, a sala inteira de pessoas deu uma última olhada para trás em sua consciência. Esperei por alguns minutos para que todos compreendessem. Finalmente as perguntas começaram a surgir. Todas as perguntas sondavam situações imaginárias e tentado descobrir o significado deste evento.

No quarto ainda escuro, comecei a explicação. Eu confessei o meu sentimento de doença e de remorso. Eu disse à assembléia que uma explicação mais completa levaria um bom tempo. Mas, para começar senti-me que se deslocam de um participante introspectivo no evento para o papel do professor. É mais fácil ser um professor em termos objetivos, comecei a descrever os acontecimentos passados.

"Através da experiência da semana passada todos nós temos provado como era viver e agir na Alemanha nazista. Soubemos o que eles sentiam dentro de um ambiente disciplinado. Para construir uma sociedade especial. Jurar lealdade à sociedade. Substituir razão das regras. Sim, todos nós teríamos sido bons alemães. Teríamos que colocar o uniforme. torneadas nossa cabeça como amigos e vizinhos foram amaldiçoados e perseguidos. Puxou a trava fechada. Sim, sabemos que em um pequeno caminho que se sente de encontrar um herói. Para pegar um solução rápida. Sinta-se forte e no controle do destino. Sabemos que o medo de ser deixado de fora. O prazer de fazer algo direito e sendo recompensados para ser o número um. Para estar certo. Levado ao extremo, temos visto e talvez tenham sentido que estas ações estavam provocando em cada um de nós ter testemunhado algo durante a semana passada. Vimos que o fascismo não é apenas algo que outras pessoas fizeram. Não. É aqui mesmo. Nesta sala. Em nossos hábitos pessoais e estilo de vida é só arranhar a superfície de nossas existências que ele aparece. Algo que está em todos nós carregamos como uma doença. A crença de que os seres humanos são maus e, portanto, incapazes de agir bem com seus semelhante. Uma crença que exige um líder forte e disciplina para manter a ordem social. E há mais. O ato de pedir desculpas.

"Esta é a lição final a ser experimentada. Esta última lição é talvez a de maior importância. Esta lição foi à pergunta que começou nosso mergulho no estudo da vida do nazismo. Lembram-se da pergunta? Ela causa uma confusão no povo alemão reivindicando ignorantemente o não envolvimento no movimento nazista. Se eu me lembro da pergunta foi algo como. Como cobrador de impostos, o soldado alemão, professor, maestro da estrada de ferro, enfermeira.. o cidadão médio, dizer que ao fim do Terceiro Reich não sabiam nada do que estava acontecendo. Como pode um povo ser parte de algo e depois reclamar no final que eles não estavam realmente envolvidos "O que leva as pessoas a sair em branco de sua própria história? Nos próximos minutos, e talvez anos, você terá a oportunidade de responder a essa pergunta."

"Se eu estiver correto nossa mentalidade fascista é completa, pois vocês nunca vão admitir ter participado da Terceira Onda. Como os alemães, você vai ter dificuldade de admitir para si mesmo que você chegou até aqui. Você não vai permitir que os seus amigos e pais saibam que você estava disposto a abrir mão da liberdade individual e poder para os ditames da ordem e dirigentes invisíveis. Você não pode admitir ter sido manipulado. Ser um seguidor. Para aceitar a Terceira Onda, como forma de vida. Você ganhou ' Não admitiu ter participado desta loucura. Irá manter este dia e este reunião em segredo. É um segredo que vou partilhar com vocês."

O julgamento foi longo. A Terceira Onda tinha terminado. Olhei por cima do meu ombro. Robert estava chorando. Fui até Robert e joguei meus braços em torno dele. Robert estava soluçando. Levando em grandes goles incontroláveis do ar. "É o fim?". Está tudo certo. "Em nosso consolo mutuo nos tornamos uma pedra no fluxo de alunos que saiam. Outros choraram abertamente e, em seguida, afastaram as lágrimas para continuarem caminhando, seres humanos circulando abraçados indo em direção à porta e ao mundo exterior.

Durante uma semana e meia do ano escolar nós tínhamos compartilhado plenamente a vida. Nos quatro anos que lecionei na Cubberley High School ninguém jamais admitiu ter participado da Terceira Onda . Bem, nós conversamos e estudamos atentamente nossas ações. Mas a ação em si nunca foi comentada. Foi algo que todos queriam esquecer.

Você quer saber mais?

http://construindohistoriahoje.blogspot.com/2011/01/terceira-onda-de-1967-contada-pelo.html

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A Terceira Onda, de 1967, contada pelo professor Ron Jones. Parte I.

Cubberley High School Professor Ron Jones. Creditos: Fotos de Adam Lau / The Chronicle

A historia do contada pelo professor Ron Jones de seu experimento, que criou um movimento proto-fascista entre os seus alunos de ensino médio, em Palo Alto, Califórnia, que em 2008 foi tema do premiado filme A Onda.

A Terceira Onda

Ron Jones (1972)

Por muitos anos eu mantive um estranho segredo. Eu compartilhei esse silêncio com duzentos alunos. Ontem eu fale com um desses alunos. Por um breve momento tudo passou de volta.

Steve Conigio tinha sido um estudante do segundo ano da minha aula de História Mundial. Corremos um para o outro quase que por acidente. É uma daquelas ocasiões vivido pelos professores quando menos espera. Você está andando na rua, comendo num restaurante isolado, ou comprar alguma roupa interior quando, de repente, um ex-aluno aparece para dizer olá. Neste caso, foi Steve correndo pela rua gritando "Mr. Jones, Mr. Jones". Em um abraço envergonhado saudamos. Eu tive que parar por um minuto para lembrar. Quem é esse rapaz, abraçando-me? Ele me chama de Mr. Jones. Deve ser um ex-aluno. Qual o nome dele? Na fração de segundo da minha corrida de volta no tempo Steve sentiu o meu questionamento. Em seguida, sorriu e levantou lentamente a mão em uma posição curvada. Meu Deus Ele é membro da Terceira Onda. É Conigio, Steve Steve. Ele se sentou na segunda fila. Ele era um aluno brilhante e sensível.

E ficamos ali trocando sorrisos quando, sem um comando consciente eu levantei a minha mão na posição curvada. A saudação foi dada. Dois companheiros tinham encontrado muito tempo depois da guerra. A Terceira Onda ainda estava viva. "Mr. Jones Você se lembra da Terceira Onda?" Com certeza, foi um dos eventos mais assustadores que eu já experimentei na sala de aula. Foi também a gênese de um segredo que eu e duzentos estudantes que, infelizmente, partilhamos para o resto de nossas vidas.

Nós conversamos e rimos sobre a Terceira Onda pelas próximas horas. Então chegou a hora de partir. É estranho, você vai e pega alguns momentos de sua vida. Mantenha-os apertados. Então diga adeus. Sem saber quando e se você nunca mais vai ver outra vez. Oh, você faz promessas de conversar novamente, mas não vai acontecer. Steve vai continuar a crescer e mudar. Vou continuar a ser uma referência atemporal em sua vida. Uma presença que não vai mudar. Eu sou o Sr. Jones. Steve se vira e dá uma saudação silenciosa. Mão levantada para cima em forma de uma onda. Mão curvas em uma forma similar devolvo o gesto.

A Terceira Onda. Bem, finalmente, falar sobre o assunto. Aqui eu encontrei um aluno e nós conversamos por horas sobre esse pesadelo. O segredo deve finalmente estar diminuindo. Levou três anos. Posso dizer-vos e a qualquer outra pessoa sobre a Terceira Onda. Agora é apenas um sonho, algo para recordar, não é algo que tentamos esquecer. É assim que tudo começou. Por estranha coincidência, eu acho que foi de Steve, que começou as perguntas que levaram a Terceira Onda.

Estávamos estudando a Alemanha nazista e no meio de uma palestra que foi interrompido pela pergunta. Como pode a ignorante reivindicação alemã levar uma população ao massacre do povo judeu. Como poderia o povo, os condutores ferroviários, professores, médicos afirmarem que não sabia de nada sobre campos de concentração e da carnificina humana. Como as pessoas que eram vizinhos e talvez até amigos dos cidadãos judeus dizem que não estavam lá quando tudo aconteceu. Era uma boa pergunta. Eu não sabia a resposta.

Como ainda havia vários meses para terminar o ano letivo e eu já estava na Segunda Guerra Mundial, eu decidi tirar uma semana e explorar a questão.

Força através da disciplina

Na segunda-feira, apresentei os meus alunos do segundo ano a história de uma das experiências que marcaram a Alemanha nazista. Disciplina. Dei uma palestra sobre a beleza da disciplina. Como um atleta se sente de ter trabalhado duro e regularmente para ser bem sucedido no esporte. Como uma bailarina ou pintor trabalha duro para um movimento perfeito. A paciência dedicada de um cientista em busca de uma idéia. É a disciplina. Essa auto-treinamento. Controle. O poder da vontade. A troca de dificuldades físicas para instalações superiores física e mental. O triunfo final.

Para experimentar o poder da disciplina, eu convidei, não mandei a classe para o exercício e usar uma nova postura sentada, eu descrevi como a postura correta sentado assistências concentração obrigatória e fortalece a vontade. Na verdade eu instruí a classe de uma postura sentada correta. Esta postura começou com os pés no chão, mãos colocadas em toda a classe para forçar um alinhamento em linha reta da coluna vertebral. "Você não conseguem respirar mais facilmente? Você está mais alerta. Não se sente melhor."

Nós praticamos esta posição para obter mais e mais atenção. Eu andava para cima e para baixo nos corredores de alunos sentados apontando pequenas falhas, fazendo melhorias. O assento apropriado tornou-se o aspecto mais importante da aprendizagem. Gostaria de descartar a classe que lhes permita sair de suas mesas e, em seguida, chamá-los de repente volta a atenção para uma posição sentada. Nos treinos de velocidade da classe aprenderam a mudar de posição de pé, sentado atenção em quinze segundos. Nos treinos eu foco concentrado a atenção nos pés paralelos e planos, nos tornozelos bloqueado, os joelhos dobrados em ângulo de noventa graus, as mãos espalmadas e cruzou contra as costas, coluna ereta, queixo para baixo, cabeça para a frente. Fizemos exercícios de ruído em que falar era permitido apenas para ser mostrado como um desserviço. Após minutos de trabalhos progressivo da classe pode mudar de posições em pé fora da sala a atenção sentada em suas mesas, sem fazer um som. A manobra levou cinco segundos.

Foi estranho a rapidez com que os estudantes tomaram a este código uniforme de comportamento que eu comecei a me perguntar o quão longe eles podem ser empurrados. Foi essa demonstração de obediência de um jogo momentânea estávamos todos a jogar, ou foi outra coisa. Foi o desejo de disciplina e uniformidade de uma necessidade natural? Um instinto social que todos nos escondemos dentro de nossa alma.

Decidi empurrar a tolerância da classe para a ação a ser regulamentada. No final de 25 minutos da aula, eu trouxe algumas novas regras. Os alunos devem estar sentados na sala de aula na posição de atenção antes do sino final, todos os estudantes devem levar lápis e papel para tomar nota, quando perguntando ou respondendo perguntas que um aluno deve estar ao lado de sua mesa, a primeira palavra dada em responder ou perguntar uma pergunta é "Mr. Jones". Nós praticamos curta "leitura silenciosa" nas aulas. Os estudantes que responderam de forma lenta foram repreendidos e em cada caso feita para repetir o seu comportamento até que ele foi um modelo de pontualidade e respeito. A intensidade da resposta se tornou mais importante que o conteúdo. Para acentuar isso, eu pedi respostas a serem dadas em três palavras ou menos. Os estudantes foram recompensados por fazer um esforço para responder ou fazer perguntas. Eles também foram reconhecidos por fazer isso de uma forma nítida e atencioso. Logo, todos na classe começaram a aparecer com respostas e perguntas. O nível de participação na classe mudou de uns poucos que sempre dominou as discussões para toda a classe. Ainda mais estranho foi a melhoria progressiva da qualidade das respostas. Todo mundo parecia estar ouvindo mais atentamente. Novas pessoas estavam falando.

Quanto a minha parte neste exercício, eu não tinha nada, mas questiona. Porque não havia pensado dessa técnica antes. Os estudantes pareciam ter a intenção sobre a cessão e exibido recitação exata dos fatos e conceitos. Eles até pareciam estar a fazer perguntas melhores e tratar uns aos outros com mais compaixão. Como pode ser isso? Aqui eu estava decretando um ambiente autoritário aprendizagem e parecia muito produtivo. Agora comecei a refletir não apenas o quanto essa classe poderia ser empurrado, mas como tal, eu iria mudar a minha opinião de base para uma aula aberta e aprendizagem auto-dirigida. Foi toda a minha crença em Carl Rogers a murchar e morrer? Sempre foi essa experiência de liderança?

Força através da comunidade

Na terça-feira, segundo dia do exercício, entrei na sala de aula para encontrar todos sentados em silêncio na posição de atenção. Alguns de seus rostos estavam relaxados com sorrisos que vêm de agradar ao professor. Mas a maioria dos estudantes olhavam para a frente na concentração sério. Músculos do pescoço rígido. Nenhum sinal de um sorriso ou um pensamento ou mesmo uma pergunta. Cada fibra tensa para executar a ação. Para liberar a tensão, fui para o quadro negro e escreveu em letras grandes "FORÇA através da disciplina". Abaixo desta eu escrevi uma segunda lei, "a força através da comunidade".

Enquanto a classe ficou em silêncio, comecei a palestrar sobre o valor da comunidade. Nesta fase do jogo eu estava debatendo em minha mente a possibilidade de interromper a experiência ou continuar. Eu não tinha planejado tanta intensidade e conformidade. Na verdade, fiquei surpreso ao encontrar as idéias sobre a disciplina promulgada em tudo. Enquanto a debater a possibilidade de parar ou continuar com a experiência que eu falei sobre e sobre comunidade. Eu inventei histórias de minhas experiências como atleta, treinador e historiador. Foi fácil. Comunidade é que o vínculo entre os indivíduos que trabalham e lutam juntos. Ele está levantando um celeiro com seus vizinhos, é o sentimento que você é uma parte de algo além de si mesmo, um movimento, uma equipe.

Era tarde demais para voltar atrás. Agora eu posso entender porque o astrônomo gira incessantemente para o telescópio. Eu era um exame mais profundo e mais profundo em minhas próprias percepções e as motivações para o grupo e ação individual. Havia muito mais para ver e tentar entender. Muitas perguntas me perseguiram. Por que os alunos aceitam a autoridade que eu estava impondo? Onde está a sua curiosidade ou resistência a esse comportamento marechal. Quando e como isso vai acabar?

Após a minha descrição da comunidade, mais uma vez disse à classe que a comunidade como a disciplina deve ser experiente se é para ser entendido. Para proporcionar um encontro com a comunidade eu fiz a classe recitar em uníssono "força através da disciplina". "Força através da comunidade". Primeiro eu queria dois alunos de pé a chamar de volta o nosso lema. Em seguida, adicione mais dois, até que finalmente a turma toda estava de pé e recitar. Foi muito divertido. Os alunos começaram a olhar uns para os outros e sentir o poder de pertencer. Todo mundo era capaz e igual. Eles estavam fazendo algo juntos. Trabalhamos com este simples ato, durante o período inteiro. Queremos repetir um coro ou dizer em seguida, com vários graus de intensidade. Sempre disse-lhes que deveriam enfatizando a maneira correta de se sentar, e conversar.

Comecei a pensar em mim como uma parte do experimento. Gostei da ação unificada demonstrado pelos alunos. Foi gratificante ver a satisfação e emoção de fazer mais. Achei mais difícil de extrair-me do momento e da identidade que a classe estava desenvolvendo. Eu estava acompanhando o grupo enquanto eu estava dirigindo ao mesmo tempo.

Como a aula estava terminando e sem premeditação que eu criei uma saudação para a classe. Foi somente para os membros da classe. Para fazer a saudação você traz a sua mão direita em direção ao ombro direito em uma posição curvada. Chamei-a saudação da Terceira Onda, porque a mão parecia uma onda para cima de novo. A idéia para os três vieram da tradição praia que as ondas viajam nas correntes, a terceira onda de ser o último e maior de cada série. Como tínhamos uma saudação eu fiz uma regra para saudar todos os alunos fora da sala de aula. Quando o sino soou terminando o período Perguntei a classe para o completo silêncio. Com todos sentados em atenção que levantou lentamente o braço e com uma mão em concha me cumprimentou. Era um sinal silencioso de reconhecimento. Eles eram algo especial. Sem comando todos os alunos fizeram a saudação.

Você estaria andando pelo corredor quando de repente três colegas realizam uma saudação rápida. Na biblioteca ou na academia os alunos seriam vistos dando a esta saudação. A mística de trinta pessoas fazendo a saudação ao mesmo tempo logo chamou mais atenção para a classe e sua experiência na personalidade alemã. Muitos alunos fora até mim para perguntar se poderiam participar.

Força através da ação


Na quarta-feira, decidi emitir cartões de adesão a todos os alunos que queriam continuar o que eu agora estava chamando de experimento. Neste terceiro dia de atividade, havia quarenta e três alunos da turma. Treze alunos tinham trocado de classe para ser parte da Terceira Onda. Dei um cartão a cada pessoa da turma. Marquei três cartas com um X vermelho e informou os destinatários que eles tinham uma missão especial para relatar todos os estudantes que não cumpram com as regras da classe. Eu, então, comecei a falar sobre o significado da ação. Eu expliquei como a disciplina e a comunidade seriam inúteis sem ação. Discuti a beleza de assumir a responsabilidade plena de ação. De acreditar tão profundamente em si mesmo e da sua comunidade ou família que você vai fazer de tudo para preservar, proteger e estender seu alcance. Ressaltei que o trabalho duro e a lealdade uns com os outros permitiria aceleração da aprendizagem e a realização. Lembrei aos alunos do que eles sentiam quando estivam em classes onde a concorrência causou dor e degradação. Situações em que os alunos foram uns contra os outros em tudo, desde a academia para leitura. A sensação de nunca agir, nunca sendo uma parte de algo, nunca apoiando-se mutuamente.

Neste ponto, os alunos começaram a dar depoimentos. "Mr. Jones, pela primeira vez, estou aprendendo muitas coisas." "Mr. Jones, gostamos por que você não ensinar como todos os outros." Eu fiquei chocado! Sim, fui empurrando a informação para eles em um ambiente extremamente controlado, mas o fato de que eles encontraram-lo confortável e aceitável era surpreendente. Foi igualmente desconcertante perceber que complexas e demoradas tarefas de casa por escrito sobre a vida dos alemães estavam sendo concluídos e até mesmo ampliada pelos estudantes. Desempenho nas áreas de habilidade acadêmica foi melhorando significativamente. Eles estavam aprendendo mais. E eles pareciam querer mais. Comecei a pensar que os alunos podem fazer qualquer coisa que eu atribuídos. Eu decidi descobrir.

Para permitir aos alunos a experiência de ação direta que dei a cada um uma tarefa especifica. "É sua tarefa projetar um banner para a Terceira Onda. Você é responsável por impedir qualquer aluno que não é um membro da Terceira Onda de entrar nesta sala. Eu quero que você seja capaz de recitar até amanhã o nome e o endereço de cada membro da Terceira Onda. Você é atribuído informar e convencer, pelo menos, vinte crianças da escola adjacente fundamental que a nossa postura sentada é necessário para uma melhor aprendizagem. É seu trabalho ler este panfleto e relatar todo o seu conteúdo para a classe antes que o prazo termine. Quero que cada um de vocês me de o nome e o endereço de um amigo de confiança que você acha que pode querer juntar-se a Terceira Onda ."...

Para concluir a sessão em ação direta, que instruiu os alunos em um procedimento simples para iniciar os novos membros. Foi como este. Um novo membro só tinha de ser recomendado por um membro em vigor e emitido um cartão por mim. Ao receber este cartão o novo membro tinha que demonstrar conhecimento de nossas regras e obediência para elas. Meu anúncio desencadeou um fervor.

A escola estava cheia de conjecturas e curiosidade. Isso afetou a todos. O cozinheiro da escola pediu para fazer um cardápio para a Terceira Onda. Eu disse: chocolate, é claro. Nosso Diretor entrou em uma reunião do corpo docente da tarde e me deu a saudação da Terceira Onda. Saudei de volta. O bibliotecário me agradeceu pelos 30 banner sobre a aprendizagem que ele colocou acima da entrada da biblioteca. Até o final do dia mais de duzentos estudantes já haviam entrado para a Terceira Onda. Eu me senti muito sozinho e um pouco assustado.

A maior parte do meu medo emanava a incidência de imposição sobre outros alunos. Ainda que formalmente nomeados apenas três alunos para relatar o comportamento desviado, cerca de vinte alunos vieram a mim com relatos sobre como Allan não saudou, ou Georgine estava falando de forma crítica sobre a nossa experiência. Esta incidência de acompanhamento fez com que metade da classe considerava agora seu dever observar e relatar erros dos membros da sua classe. Dentro dessa avalanche de informação uma conspiração legítima parecia em curso ....

Três alunas da classe tinha dito aos pais tudo sobre nossas atividades de sala de aula. Estes três jovens foram, de longe, os alunos mais inteligentes da classe. Elas possuíam um nível de confiança em silêncio e prazer em um ambiente escolar que lhes deu oportunidade acadêmico e de liderança. Durante os dias do experimento, eu estava curioso em saber como reagiriam a igualitária e remodelação física da classe. As recompensas que estavam habituados a ganhar pouco não existia no experimento. As habilidades intelectuais de questionamento e raciocínio eram inexistentes. Na atmosfera marcial da classe pareciam atordoadas e pensativas. Agora que olho para trás, eles pareciam muito parecido com a criança com a chamada dificuldade de aprendizagem. Eles observaram as atividades e participaram de uma forma mecânica.

Ao contar aos pais do experimento, eles montaram uma cadeia de eventos . Um rabino era pai de um das alunas chamou-me em casa. Ele foi educado e condescendente. Eu disse a ele que estávamos apenas estudando a personalidade alemã. Ele parecia feliz e disse para não me preocupar. Ele iria conversar com os pais e acalmar a sua preocupação. Ao concluir essa conversa eu imaginava conversas semelhantes ao longo da história em que o clero aceitou e se desculpou por condições insustentáveis. Se ao menos ele teria se enfurecido com raiva, mas simplesmente investigou a situação que eu poderia apontar aos alunos um exemplo de rebeldia justo. Mas não. O rabino passou a fazer parte do experimento No restante ignorante da opressão no experimento tornou-se cúmplice e defensor.

Até o final do terceiro dia eu estava exausto. Eu estava rasgando. O equilíbrio entre jogos e comportamento dirigido tornaram-se indistinguíveis. Muitos dos alunos estavam completos em ser membros da Terceira Onda. Eles exigiam a obediência estrita das regras de outros estudantes e intimidado aqueles que tiveram a experiência de ânimo leve. Outros simplesmente afundou a atividade e teve papéis auto-atribuído. Eu particularmente me lembro Robert. Robert era grande para sua idade e exibido poucas habilidades acadêmicas. Oh, ele tentou mais difícil do que ninguém que eu conheço para ser bem sucedido. Ele entregou na elaboração de relatórios semanais copiado, palavra por palavra a partir dos livros de referência na biblioteca. Robert é como tantas crianças na escola que não se destacam ou causar problemas. Eles não são brilhantes, eles não podem fazer parte das equipes de atletismo. Eles estão perdidos invisíveis. A única razão que eu vim saber do grande envolvimento de Robert em tudo isso é que eu o encontrei almoçando na minha sala de aula. Ele sempre almoçava sozinho.

Bem, na Terceira Onda Robert ganhou um lugar na escola. Pelo menos ele era igual para todos. Ele poderia fazer alguma coisa. Faça parte. Ser significativo. Isso é exatamente o que Robert fez. No final da tarde quarta-feira eu encontrei Robert seguir-me e perguntei o que no mundo que ele estava fazendo. Ele sorriu (eu não acho que eu nunca tinha visto ele sorrir) e anunciou: "Mr. Jones eu sou o seu guarda-costas. Estou com medo que algo vai acontecer com você.

Posso fazê-lo Mr. Jones, por favor? "Eu não podia dizer não. Eu tinha um guarda-costas. Durante todo o dia, ele abriu e fechou as portas para mim. Ele andava sempre à minha direita. Apenas sorrindo e saudando outros membros da classe. Ele seguiu me em todos os lugares. Na sala de professores (fechada para alunos), ele ficou em silêncio enquanto eu tomava um café. Quando abordado por um professor de Inglês pó que um aluno estava na "sala dos professores", ele apenas sorriu e informou o membro do corpo docente que ele não era um estudante. ele era um guarda costa.

Força por orgulho


Na quinta-feira comecei a desenhar a conclusão do experimento. Eu estava exausto e preocupado. Muitos estudantes estavam sobre a linha. A Terceira Onda havia se tornado o centro da sua existência. Eu estava me sentido péssimo mesmo. Eu estava agora agindo instintivamente, como um ditador. Ah, eu estava benevolente. E eu diariamente argumentava comigo mesmo sobre os benefícios da experiência de aprendizagem. Por isso, o quarto dia do experimento, eu estava começando a perder meus próprios argumentos. Como eu passava mais tempo jogando o papel que eu menos tinha criado eu procurava lembrar as suas origens racionais e objetivas. Eu encontrei-me resvalar para o papel, mesmo quando não era necessário. Eu me perguntei se isso não acontece com muita gente. Ficamos usando um papel atribuído e, em seguida dobramos a nossa vida para ajustar a essa imagem. Logo, a imagem é a única identidade que as pessoas vão aceitar. Então nós nos tornamos a imagem. O problema com a situação e o papel que eu tinha criado era que eu não tive tempo para pensar nele como líder. Os eventos foram se esmagando em torno de mim. Eu me preocupei com os alunos que poderiam se arrepender. Fiquei preocupado.

Continua......

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http://construindohistoriahoje.blogspot.com/2010/12/historia-diante-da-historia-do-estudo.html

Visita de Plínio Salgado a Santa Rita do Sapucaí

Recebemos da leitora e amiga Maria Luiza Matragrano duas fotos raríssimas e que marcam um período muito importante de nossa história. Trata-se da visita de Plínio Salgado, líder nacional do Movimento Integralista, a Santa Rita do Sapucaí:

O evento, acontecido no ano de 1935 reuniu um grande número de santarritenses simpatizantes das ideias do político nascido em São Bento do Sapucaí. Estima-se que o partido tinha, só em Santa Rita, cerca de 1200 afiliados.

Santa Rita do Sapucaí é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.

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segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Pesquisadores dizem ter descoberto o mais antigo ancestral do homem moderno

Arqueólogos da Universidade de Tel Aviv anunciaram que podem ter encontrado a mais antiga prova da existência do Homo sapiens em Israel. Se a hipótese for confirmada, ela mudará as teorias sobre a origem do homem moderno.

Escavações nas grutas de Qesem, no centro de Israel, levaram à descoberta de dentes de cerca de 400 mil anos, idênticos a outros vestígios do homem moderno, ou Homo sapiens, encontrados no país. Os mais antigos indícios de Homo sapiens identificados, até agora, têm metade dessa idade.

- É muito emocionante para chegar a essa conclusão - disse Avi Gopher, cuja equipe analisou os dentes com raios-X e tomografias. O material foi datado de acordo com as camadas de terra onde eles foram encontrados.

Segundo o arqueólogo, ainda estão sendo feitas análises mais detalhadas para confirmar a hipótese.

Gopher comentou que se os restos estiverem vinculados aos antepassados do homem moderno, isso poderá alterar completamente toda a história da evolução do homem. Já Paul Mellars, da Universidade de Cambridge, afirmou que qualquer afirmação agora é prematura.

- É mais provável que os vestígios sejam de parentes antigos do homem moderno, os neandertais.

Segundo teorias, os humanos modernos e os neandertais têm origem num ancestral comum que viveu na África há 700 mil anos. Um grupo de descendentes emigrou para a Europa e evoluiu para os neandertais, depois extintos. Outro grupo ficou na África, originou o Homo sapiens e migrou mais tarde.

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Fingir ser outra pessoa na internet se torna crime na Califórnia

Assumir a identidade de outra pessoa na internet para ferir, intimidar, ameaçar ou cometer fraudes agora é crime na Califórnia.

O projeto de lei, de autoria do senador Joe Simitian, começou a valer no dia 1º de janeiro. As penas para quem cometer o crime podem ser de até US$ 1.000 e um ano de prisão.

"Esse é o lado negro da revolução das redes sociais. Páginas no Facebook e no MySpace, e-mails, mensagens de texto e comentários em fóruns de internet têm sido usados para humilhar, atormentar pessoas e até colocá-las em perigo. As vítimas precisam de uma lei", defendeu o senador, em seu site.

Ainda de acordo com Simitian, "imitadores" on-line têm enviado mensagens pelo Twitter fingindo ser celebridades, alegado ser outra pessoa para enviar e-mails obscenos e até assumido a identidade de terceiros para fazer convites em sites adultos.

O senador afirma que seguem protegidos os direitos de fazer paródias e sátiras e o direito de expressão política.

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Defesa de Battisti protocola pedido de habeas corpus no STF.

Os advogados de defesa de Cesare Battisti protocolaram no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira, um pedido de habeas corpus para o ex-ativista italiano, que encontra-se preso em uma penitenciária em Brasília.

Como os ministros do STF estão em período de férias, o pedido de soltura imediata será analisado pelo presidente da Corte, ministro Cezar Peluso.

No entanto, Peluso pode ainda optar por encaminhar a análise do habeas corpus para o ministro Gilmar Mendes, que foi o relator do caso de Battisti no Supremo. Se isso ocorrer, a avaliação do pedido ficará para depois de fevereiro, quando o STF retoma os trabalhos.

Na última sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que Battisti não será extraditado, apesar do pedido do governo italiano.

O ex-ativista foi acusado de cometer quatro assassinatos na Itália entre 1977 e 1979, época em que integrava o grupo Proletários Armados pelo Comunismo.

O governo brasileiro alega que Battisti pode sofrer perseguições se voltar para a Itália, o que abriria espaço para sua não extradição, segundo interpretação do Palácio do Planalto.

Já o governo da Itália alega que o governo brasileiro desrespeitou o Tratado de Extradição entre os dois países e que pretende recorrer da decisão do presidente Lula.

A defesa de Battisti, no entanto, argumenta que os recursos ao Supremo “já se esgotaram”, na medida em que a Suprema Corte transferiu ao Poder Executivo a decisão final sobre o caso.

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Tem riquinho fraudando o ProUni. E muito mais do que imaginam!

A elite quer também uma bolsinha no ProUni, tenta hoje, pegar uma boquinha em um programa destinado à estudante carente. Embora se destinem apenas a jovens com renda mensal de até um salário mínimo e meio (R$ 697,50) (Piada eu conheço dono de banda musical com renda de 100.000 reais por mês com filhinhos no Prouni, basta o filhinho dizer que mora com a vovó que ganha salário minimo e o mesmo vi acontecer com filhos de empreiteiros de obras é so seguirem o mesmo esquena podre) por pessoa da família, bolsas integrais do ProUni (Programa Universidade para Todos) foram concedidas a mais de mil proprietários de carros novos e de luxo, que custam valores entre R$ 55 mil e R$ 198 mil.

Entre eles estão modelos luxuosos como Honda Civic, Toyota Hilux, Ford Fusion, Vectra, Zafira, Mitsubishi Pajero e o XTerra da Nissan.

A irregularidade, que alcança uma fatia de 0,6% dos beneficiários de bolsas integrais, foi detectada por auditores do TCU (Tribunal de Contas da União) ao cruzarem a lista de beneficiários do ProUni com os cadastros do Renavam (Registro Nacional dos Veículos Automotores). Com base no cruzamento com outros cadastros oficiais, foram identificados indícios de irregularidades que envolvem 30.627 bolsistas, ou 8% do total de 385 mil beneficiários.

O relatório da primeira auditoria no programa, a que a reportagem teve acesso, foi aprovado ontem pelo tribunal, com recomendações ao Ministério da Educação de maior controle na concessão de bolsas e mudança no cálculo do incentivo fiscal.

As regras do ProUni preveem a seleção dos estudantes pelo perfil socioeconômico informado pelos candidatos do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), no ato da inscrição. Cabe às instituições de ensino superior aferir as informações prestadas.

Ministro promete punições

O ministro Fernando Haddad (Educação) afirmou que, caso sejam comprovadas as fraudes apontadas, o estudante será desligado do programa.

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domingo, 2 de janeiro de 2011

Pesquisa sobre memória eleitoral revela voto caduco.

Por Alanna Oliveira, Gustavo Moreira e Poliana Sena

Você lembra em quem votou na última eleição? Foi com esta pergunta que uma centena de pessoas, das cidades de Cachoeira e São Félix foi questionada. Pesquisas desse gênero são realizadas por órgãos especializados em âmbito nacional, sendo que o webjornal O Porto em parceria com o jornal-laboratório Reverso trouxe esta pergunta para o Recôncavo.

A enquete não tinha a pretensão de aferir intenção de voto ou saber qual o candidato foi mais votado nestas duas cidades nas últimas eleições, mas buscou conhecer se o voto era lembrado. O questionário contemplava o voto para o senado, para o governo do estado, e para as câmaras de deputados, tanto a estadual quanto a federal.

O resultado mostra como o valor dado aos cargos do poder executivo é maior do que aos cargos do legislativo. Entre os questionados, 71% lembram o candidato ao governo do estado no qual votaram, enquanto apenas 31% lembram o voto para a representação no senado.

A variação do percentual de pessoas que lembram em quem votaram para o senado e para as câmaras de deputados é mínima, ou quase nenhuma. Com relação à câmara federal, 34% dos questionados lembram o candidato de sua escolha, e para a câmara estadual o percentual é também de 31%, assim como o do senado.

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A pesquisa aferiu também a diferença entre a memória eleitoral das eleitoras e dos eleitores, sendo que dentre a centena de indivíduos pesquisados 58 eram mulheres e 42 homens. Nesta questão, a pesquisa indicou que as mulheres têm menor tendência a lembrar em qual candidato votaram.

Entre as mulheres, 23 delas, isso é 39,66%, não lembram em quem votaram para governador, enquanto que entre os homens este percentual é de 14,29%. Esta diferença acontece com relação aos outros três cargos questionados. Com relação ao senado, 82,75% das mulheres não lembram o seu candidato, enquanto que entre os homens a marca é de 50%. Entre as mulheres, 84,48% não lembram em qual candidato a deputado estadual votaram, e 75,86% não lembram quem escolheram para a câmara federal. Entre os homens este índice é de 47,62%, tanto para a câmara estadual quanto para a federal.

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Com base nos dados levantados pela pesquisa, fica a dúvida sobre a real importância dada ao voto pelos eleitores. É direito de todos cobrar dos representantes eleitos que cumpram as promessas e realizem suas obrigações, independente de se ter votado neles. Criou-se no Brasil, entretanto, a idéia de se cobrar apenas daqueles em quem se votou. Se não há recordação do candidato votado, como poderão os eleitores cobrar alguma coisa?

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http://www.ufrb.edu.br/

Pesquisa aponta que eleitores não lembram em quem votaram.

Pesquisa do TSE constatou que os eleitores não lembram dos deputados e senadores que votaram

Uma pesquisa encomendada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) demonstrou que, menos de dois meses após o primeiro turno das eleições, cerca de um quinto dos eleitores do Brasil já esqueceu em quem votou. De acordo com o levantamento, o esquecimento é maior para os cargos de deputado estadual, deputado federal e senador. Por outro lado, a escolha dos candidatos para a presidência da República e para o governo do Estado ficou bem marcada na memória do eleitor.

No caso dos deputados estaduais, 23% dos eleitores afirmaram já não lembrar em quem votaram. Já 21,7% dos eleitores não lembram o candidato que escolheram para deputado federal. No Senado, o índice de esquecimento foi de 20,6%. E os macaenses podem ser enquadrados entre os que já não se recordam de seus votos nas eleições deste ano. É o caso de Mateus Ferreira, de 28 anos, por exemplo:

- Na última eleição, pensando rápido assim, só me lembro claramente de quem votei para presidente, um dos senadores e para deputado federal. São os únicos três que me recordo. Os outros precisaria de mais tempo para pensar.

A escolha para presidente foi a que mais marcou os eleitores, já que 89,9% dos eleitores lembraram o candidato escolhido. Para governador, o resultado foi 80,6%. Estes são exatamente os únicos cargos para os quais Geni Sales, de 65 anos, afirmou se recordar dos seus candidatos: “Lembro só de quem votei para presidente e governador, confesso que para os outros esqueci. Foram muitos candidatos. Fiquei confusa até na urna, na hora de votar”, disse.

Rita de Cássia Favaro afirmou lembrar de todos os candidatos que receberam seu voto, mas para ela, em geral, os eleitores têm memória curta: “Eu lembro de todos os candidatos em que votei, mas brasileiro tem memória curta mesmo. Principalmente porque foram vários candidatos e ainda teve segundo turno”, afirmou, lembrando que nas eleições municipais é mais fácil de lembrar.

A pesquisa do TSE ouviu duas mil pessoas, entre 16 e 70 anos, de 136 municípios, divididos em 24 Estados. A margem de erro é de 2,2% para mais ou menos.

Será que o erro está no eleitor ou no sistema eleitora?