sábado, 30 de outubro de 2010

Múmia de 700 anos é apreendida na Bolívia rumo à Europa.

Passeio de Múmia

A polícia boliviana apreendeu em La Paz uma múmia de uma criança de cerca de 700 anos atrás, aparentemente de ascendência peruana, ao tentar sair da Bolívia em uma caixa com destino a Europa, informou o arqueólogo Jedú Sagárnaga, da Sociedade de Arqueologia de La Paz,

"Um policial descobriu (no início da semana) os restos em uma caixa no escritório (estatal) dos Correios e isto demonstra que é muito provável que existam redes de tráfico de peças arqueológicas", disse.

Sagárnaga contou que realizou uma inspeção dos restos, que se encontram em bom estado de conservação e poderiam corresponder a um menino ou menina de seis anos, enterrado em posição fetal.

O corpo está envolvido em tecido, o que faz supor que é de ascendência peruana, "Esse era o costume e não acredito que seja boliviano, porque aqui seriam envolvidos em palha", afirmou o pesquisador à AFP.

"É provável que a múmia provenha das culturas (peruanas) Chancay (na costa central, entre 1.200 e 1.470 d.C.) ou Paracas (500 a.C)", explicou.

Os restos ainda estão em poder da polícia, que espera um trâmite do Ministério boliviano da Cultura para sua entrega ao departamento governamental de arqueologia, que posteriormente realizará uma avaliação detalhada.

Se for provado que a múmia procede do Peru, ela será devolvida, como parte de acordos bilaterais.

Você quer saber mais?

http://www1.folha.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário