domingo, 21 de novembro de 2010

O que é Aristarquia?

O Conceito de Aristarquia.



Aristarquia representa a moderna releitura do conceito grego de aristocracia democrática. Significa, literalmente, governo dos melhores, dos sábios, daqueles, dentre a população, que apresentam superioridade não só intelectual, mas também moral. A maioria dos ideais políticos modernos – justiça, liberdade, governo constitucional – surgiu na Grécia antiga. Foram os gregos, em especial Platão (427-347 a.C.) e Aristóteles (384-322 a.C.), os primeiros a lançar as sementes da filosofia política.

Na República platônica vamos encontrar dois problemas fundamentais: descobrir um meio eficaz de impedir que os inaptos e os aventureiros tomem o poder; e selecionar os melhores para o governo da comunidade. Para Platão, o termo aristocracia se funda na virtude, na sabedoria, e na seleção dos mais aptos para dirigir o Estado rumo ao verdadeiro Bem. Democracia, por sua vez, significa igualdade de oportunidades para o exercício da política. Assim, os governantes não serão eleitos graças às artimanhas políticas daqueles que controlam as eleições, mas em virtude de sua própria aptidão. Com efeito, ninguém poderá exercer cargos públicos sem prévia educação especializada, nem ocupar os postos mais elevados sem ter, antes disso, exercido com dignidade os inferiores. A comunidade deve, assim, ser dirigida pelos seus melhores, dentro do princípio da aristocracia democrática.

Aristóteles, que era conservador, corrobora o pensamento de seu mestre, Platão. Afirmava que, na verdade, como o povo é facilmente iludido e vacilante em suas posições, o direito de sufrágio deve ser atribuído somente aos mais capazes, sem distinções de nascimento ou riqueza. O poder deve ser confiado aos cidadãos mais esclarecidos. A corrupção da democracia acarreta a demagogia, que é o império do desgoverno das massas, levadas à deriva pelos demagogos, que a utilizam a bel-prazer. Não há, nas massas, vontade organizada, isto é, vontade expressa por órgãos legítimos. Por isso, Aristóteles igualmente considera que teoricamente a forma ideal de governo seria a mescla da Aristocracia com a Politéia.

Definimos como aristárquico qualquer sistema de governo suficientemente democrático, para que qualquer cidadão possa vir a ocupar as funções públicas superiores, participando da gestão do Estado; e suficientemente aristocrático, para que o acesso a tais funções seja vedado àqueles despreparados para a vida pública.

Você quer saber mais?

http://www.cruzada.ws/

Contato:

E-mail: viirgilio@gmail.com

Telefone: (61) 8122-1848

Nenhum comentário:

Postar um comentário