quarta-feira, 24 de novembro de 2010

São Silvestre, O papa que conseguiu oficializar o cristianismo no Império Romano

São Silvestre

O papa que conseguiu oficializar o cristianismo no Império Romano

Dezembro 31

Nascimento: Em meados do século 3, em Roma, Itália

Morte: No ano de 335, em Roma

O imperador romano Constantino teve uma grave doença, com características da lepra, no ano 325, e seus médicos receitaram um banho com sangue de crianças mortas. Mesmo debilitado, o paciente rejeitou o tratamento e recebeu um sinal de Deus como recompensa: sonhou que sua cura estaria com o papa Silvestre I. Ao encontrá-lo, o pontífice garantiu que Constantino deveria ser batizado e ensinou a ele a palavra de Cristo. Livre da enfermidade, o governante adotou o cristianismo como crença oficial do Império. Chegavam ao fim três séculos de perseguição aos cristãos.

Esse foi o feito mais notável de Silvestre. Apesar de não haver registros sobre seu nascimento, sabe-se que ele era de família rica e que, ainda jovem, alimentava e abrigava peregrinos que iam a Roma visitar os sepulcros dos apóstolos e mártires cristãos. Por isso, acabou sendo preso pelo prefeito de Roma, Tarquino Perpena, que “morreu de desgraça” no dia seguinte – um castigo, segundo a lenda popular. Libertado, Silvestre tornou-se sacerdote e, entre os anos de 314 e 335, foi pontífice.

A festa dedicada ao santo se espalhou pelo Ocidente a partir do século 13, sempre em 31 de dezembro, dia de sua morte. Por causa da data, fiéis pedem a interseção dele para que o ano novo seja abençoado.

A devoção a São Silvestre no Brasil chegou com os primeiros imigrantes italianos. Existem três paróquias em sua homenagem no país: em Jacareí (SP), Viçosa (MG) e Maringá (PR). Na cidade de São Paulo, o santo batiza a tradicional corrida de rua, que recebeu seu nome por ser disputada no último dia do ano.

O santo do ano novo

1. A túnica branca, o manto vermelho e a tiara na cabeça formavam a indumentária dos papas daquela época.

2. O cajado simboliza a imagem do pastor que tem a missão de conduzir os fiéis.

3. A Bíblia na mão esquerda e o crucifixo no pescoço demonstram a fé nos ensinamentos cristãos.

4. Aos pés de São Silvestre está um dragão, representação do mal,que o santo destrói por meio da fé em Cristo.

A oração

Deus, nosso pai, hoje é o último dia do ano. Nós vos agradecemos todas as graças que nos concedestes através de vossos santos. E hoje pedimos a São Silvestre que interceda a Vós por nós! Perdoai as nossas faltas, o nosso pecado e dai-nos a graça de contínua conversão. Renovai as nossas esperanças, fortalecei a nossa fé, abri a nossa mente e os nossos corações, não nos deixeis acomodar em nossas posições conquistadas, mas, como povo peregrino, caminhemos sem cessar rumo aos Novos Céus e à Nova Terra a nós prometidos. Amém.

Você quer saber mais?

http://historia.abril.com.br/

Um comentário:

  1. Muito interessante essa constatação acerca da oficialização do Cristianismo no Império Romano. Recentemente realizei um trabalho sobre a Igreja Católica, pois aprecio o tema pela polêmica e pela riqueza de história que ele contém. Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir