quarta-feira, 13 de abril de 2011

A alquimia na Idade Média.

Há um outro aspecto que não pode ser desprezado quando se fala da ciência na Idade Média, que é a alquimia. Essa prática, apesar do manto de segredo com que é encoberta, era muito freqüente na Idade Média. O alquimista encarava a natureza como algo misterioso e fantástico – o que não era estranho ao espírito medieval, que a tudo impregnava de simbolismo. Cabia-lhe decifrar e utilizar esses símbolos para descobrir as maravilhas da natureza, da qual Le poderia, desse modo, não só penetrar os segredos como também manipular e, por exemplo, transformar os metais vis em metais preciosos. Por tudo isso, os alquimistas foram vistos, por muitos, como verdadeiros agentes do demônio. O anonimato seria a melhor forma de prosseguir nas suas práticas, as quais eram consideradas como ilícitas em relação aos programas oficiais das escolas da época. Daí a existência das chamadas sociedades secretas de ocultismo e de esoterismo, em que a própria situação de anonimato ia a par do mistério que cobre todas as coisas.

Há quem defenda que tudo isso, ao explorar certos aspectos da natureza proibidos pelas autoridades religiosas, deu também o seu contributo à ciência, nomeadamente à química, que, na altura, ainda não tinha surgido. Mas essa tese tem poucos exemplos em que se possa apoiar, e parece até que o verdadeiro espírito científico moderno teve de se debater com a resistência dos fantasmas irracionais associados à alquimia e a outras práticas do gênero pouco dadas à compreensão racional dos fenômenos naturais. A alquimia continuou a ser praticada e chegou mesmo a despertar o interesse de algumas das mais importantes figuras da história da ciência, como foi o caso de Newton. O mais conhecido praticante da alquimia foi Paracelso (1493-1541), em pleno período renascentista.

A imagem no alto da página é de Paracelso. Gravura em cobre de 1538 pelo AH monogrammer.

Você quer saber mais?

BIEHL, Luciano Volcanoglo. A Ciência ontem, hoje e sempre. Canoas: Ed. Ulbra, 2008.


http://construindohistoriahoje.blogspot.com/search/label/127881277

Conheça o Projeto Paracelso da Universidade de Zurique:

http://www.paracelsus.uzh.ch/general/paracelsus_life_works.html

11 comentários:

  1. tenho um blog de psicologia em que uso um pouco de história para explicar determinadas coisas, mas nao da maneira tradicional
    dá uma olhada
    e pode criticar a vontade

    http://psicologiadegaveta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Acessei seu blog e gostei de sua abordagem, pois é bem como dizes nele....Para se fazer Psicologia: se não tem Freud vai tu mesmo! Pegue seu senso comum. Jogue no liquidificador. Adicione uma pitada de ciência. E está pronto...
    A ideia é essa como acadêmicos independente da area devemos ter nossas proprias opiniões.
    Parabéns pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. excelente seu texto sobre os alquimistas. Eles foram o pulsar tímido da ciência em uma europa dominada pelo misticismo.

    um abraço

    ResponderExcluir
  4. Prezado Hebert,
    Como vai? É mesmo os alquimistas, ao explorarem certos aspectos da natureza proibidos pelas autoridades religiosas, deram também sua contribuição à ciência.
    Valeu.....

    ResponderExcluir
  5. A Idade Média é um período fascinante da História. Fico cheio de curiosidade ao tratar de temas ligados à "idade das trevas", pelos seus mistérios e simplicidade de vida. Um período apaixonante que dá vontade de se transportar ao passado. Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Professor Josimar.
    Ao estudarmos o periodo Medieval podemos delinear de certa forma os pensamentos que contribuiram para ascensão de ideias revolucionarias.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Agradeço a sua visita, e aproveito e te parabeizo pelo excelente trabalo que vc vem desempenhado em seu blog. De fato as pesquisas feitas abre as janelas para o conhecimento.
    Fique com Deus...

    ResponderExcluir
  8. Olá Leandro!!!!
    Muito obrigada pelo recadinho em meu blog e por sua visita, gosto sempre de escrever sobre tudo, mas principalmente aquilo que me instiga..é uma forma de desabafo...concordo muito com você quando disse que só conseguimos ver e conhecer o futuro quando conhecemos o passado, acredito que todos deveriam pensar desta forma e conhecermos mais nossa história e as histórias que compõe este mundo de Meu Deus....
    A literatura é uma grande parceira de conhecimentos e viagens extraordinárias, sempre que posso, faço meu incentivo a leitura a alguém..Estou fazendo um trabalho aqui em sjc na Bienal do livro, é uma semana inteira com vários autores renomados, histórias encenadas e muitos livros para compor este enredo maravilhoso..Fiquei muito feliz em ver a quantidade de pessoas que passam por lá, de crianças e adolescentes, desde pequenas já sendo introduzidas a este mundo de encantos e conhecimentos...Muito bom!!

    te sigo em paz!!

    Voltarei muito mais vezes, adorei seu post sobre a psicologia (novidade rs)...e os demais são muito interessantes!!

    beijos enormes..até a próxima..

    ResponderExcluir
  9. Tudo bom Ana?
    Muito obrigado! Também gostei muito de seu trabalho. As pesquisas em areas especificas facilitam nossa compreensão de alguns acontecimentos historicos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Olá,Dani.
    Fico muito feliz em saber que você também é uma entusiasta da leitura. Aqui em Porto Alegre, temos todos os anos a Feira do Livro que por sinal não falto uma... Sou simplesmente um rato de biblioteca rsrsrsrs... Continue com trabalhos como este, pois somente assim levaremos os jovens a conhecerem o seu passado, entenderem seu presente, e CONSTRUIREM o seu futuro!
    Eu também estarei acompanhando seu trabalho.....
    Um grande abraço,
    Leandro

    ResponderExcluir
  11. Esses alquimistas deveriam representar uma séria ameaça à Igreja uma vez que o monopólio dos valores espirituais ou sobrenaturais, no período medieval, era de exclusividade da instituição católica. Parabéns pela temática do post. Abraços!

    ResponderExcluir