quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Sleipnir (Corcel de Odin)

Sleipnir, o Corcel de Odin, em sua forma de roda de oito raios solares. Imagem: Simbol Dictionary.

Sleipnir (em nórdico, ”Corcel deslizante”) é o lendário cavalo de oito patas pertencente a Odin, o deus-pai do panteão nórdico. Sleipnir carrega Odin entre o mundo dos deuses e o mundo da matéria ou Midgrad. As oito pernas simbolizam as direções da bússola, e Sleipnir a capacidade de viajar através de terra e ar.   
Sleipnir, em uma gravura clássica. Imagem:  Simbol Dictionary.

As oito pernas de Sleipnir também eram o simbolo da roda com oito raios solares, e, provavelmente, dizem respeito a uma forma anterior de Odin como um deus-sol. Há alguma evidência de que Odin foi uma época antropomorfizado como um cavalo; com as mesmas capacidades de Sleipnir para viajar instantaneamente e associado com a luz solar.

 Nos contos nórdicos, Sleipnir é a descendência do deus LokiSvaldifari, o grande cavalo dos Gigantes. Sleipnir pode ser comparado com os cavalos do mundo dos mortos dos deuses celtas como Manannan, Mac Lir Dagda e Im.

Odin, montado em seu Corcel Sleipnir em uma gravura da Idade Média. Imagem:  Simbol Dictionary.

COPYRIGHT ATRIBUIÇÃO - NÃO COMERCIAL © 

Copyright Atribuição –Não Comercial© construindohistoriahoje.blogspot.com. Este texto está sob a licença de Creative Commons Atribuição-Não Comercial.  Com sua atribuição, Não Comercial — Este trabalho não pode ser usado  para fins comerciais. Você pode republicar este artigo ou partes dele sem solicitar permissão, contanto que o conteúdo não seja alterado e seja claramente atribuído a “Construindo História Hoje”. Qualquer site que publique textos completos ou grandes partes de artigos de Construindo História Hoje tem a obrigação adicional de incluir um link ativo para http:/www.construindohistoriahoje.blogspot.com.br. O link não é exigido para citações. A republicação de artigos de Construindo História Hoje que são originários de outras fontes está sujeita às condições dessas fontes e seus atributos de direitos autorais.



Você quer saber mais? 





Nenhum comentário:

Postar um comentário