sexta-feira, 20 de julho de 2012

Movimento Zapatista na atualidade: atividades e expansão.



Guerrilheiros Zapatistas. Imagem: EZLN

O Movimento Zapatista, conhecido também por EZLN (Exército Zapatista de Libertação Nacional), tem nos últimos anos desenvolvido projetos em várias áreas de atividade. Dentre elas citarei algumas como o JRA (Jovenes em Resistencia Alternativa) que busca o apoio da juventude mexicana aos zapatistas. A Radio Insurgente que trabalha dentro das comunidades divulgando em ondas curtas e longas as transmissões dos revolucionários para as regiões de Chiapas. Outro meio utilizado na atualidade pelos revolucionários é a Revista Rebeldia que tem seu enfoque na atuação e filosofias do movimento.

Dentro da temática em questão trataremos da elaboração de Cooperativas, Clínicas e Escolas dentro das comunidades governadas pelos revolucionários. Abordaremos também as atividades dos simpatizantes do Movimento Zapatista que procuram através da adesão à Declaração da Selva afirmar seu apoio às convicções zapatistas.

JRA. Jovenes en Resistencia Alternativa

Formada em 2002 a JRA é uma organização mexicana composta principalmente de jovens estudantes na Cidade do México. Seus membros tem em comum um forte processo de organização em torno do movimento zapatista e as suas iniciativas. Afirmam ser uma organização radical de esquerda de ação pacífica que não busca o poder político tradicional. O grupo organiza festivais de música de expressão político, passeatas, processos de educação popular, e um projeto editorial. Também procuram organizar-se em coordenação com outras lutas e movimentos sociais em solidariedade com os seus processos locais. Seu espaço surge na busca de uma participação política alternativa fora do estado e suas partes, mas também como uma alternativa às formas tradicionais de política.

Radio Insurgente. La Voz de Los Sin Voz.

Desde fevereiro de 2002, a equipe da Radio Insurgente, composto por rebeldes, tem divulgado as idéias e conteúdo da luta zapatista através de FM, ondas curtas. A partir de várias estações nas montanhas do sudeste mexicano. É uma estação produzida pelo Exército Zapatista de Libertação Nacional, totalmente independente do governo mexicano. A Rádio Insurgente tem divulgado o avanço do processo de construção da autonomia nas áreas zapatistas, e promove a divulgação de discursos e músicas nas comunidades indígenas. Seus operadores são treinados dentre a população, incluindo bases de apoio zapatistas, para assumir as estações FM que operam como rádio comunitária. O objetivo é cobrir as cinco áreas de Chiapas controladas pelos Zapatista com  rádios comunitárias que produzem seus próprios programas de acordo com as necessidades e as línguas de cada região..

Revista Rebeldia

Santos Dumont comemora 139o aniversário com homenagem de um Google Doodle


Imagem: Hypescience

Santos Dumont comemoraria hoje 139 anos. O Google está homenageando este grande gênio com o doodle acima na sua página inicial de buscas. Naturalmente o doodle aparece apenas para o Google Brasil, já que os norte-americanos adoram afirmar que foram os irmãos Wright que inventaram o avião. 

Criar uma máquina “mais pesada que o ar” que pode decolar e voar sozinha não é um feito qualquer. E Santos Dumont foi indubitavelmente o primeiro a realizá-lo já que a máquina voadora original dos irmãos Wright foi em realidade catapultada já que não conseguia decolar por si só.

O mais curioso é que desde o 14 Bis apenas recentemente foi descoberto à causa real pela qual os aviões conseguem voar...e não é pelo motivo que você pensa que sabe.

 Imagem: Hypescience

Dumont também foi quem popularizou os relógios de pulso entre os homens. Ele era grande amigo do famoso relojoeiro Louis Cartier e reclamou para o mesmo que tinha muita dificuldade em cronometrar os voos de suas máquinas malucas usando relógios de bolso ao mesmo tempo que as pilotava. Cartier em seguida o presenteou com um relógio de pulso com pulseira de couro com o qual cronometrava seus recordes voadores.